Prefeitura entrega nova Sede de Fiscalização de Lauro de Freitas

Por: Neison Cerqueira
Quarta, 17 de Janeiro de 2024 às 15:03

Prefeitura entrega nova Sede de Fiscalizao de Lauro de Freitas

Foto: Raphael Muller


Lauro de Freitas foi contemplada com uma nova sede de Fiscalização da Prefeitura, inaugurada na manhã desta quarta-feira (17), no Loteamento Jockey Clube, no Centro. O novo equipamento contempla as secretarias municipais de Serviços Públicos (SESP), Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR) e Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH).

O evento contou com a presença da prefeita Moema Gramacho, secretários municipais, demais autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário, representantes do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer – PMBA), do Parque Shopping Bahia e empresários de Lauro de Freitas.

A sede vai funcionar como órgão fiscalizador de obras e de funcionamentos dos estabelecimentos comerciais, serviços institucionais, entre outros. Na inauguração, foram entregues três tabletes, duas viaturas de fiscalização e um drone, que vai atender às necessidades dos órgãos. 



A prefeita Moema Gramacho visitou cada instalação do novo equipamento. Para a gestora, a nova sede, além de unificar os órgãos, será um ambiente de acolhimento para melhor atender a população laurofreitense. "Mais uma entrega em nosso governo. É importante entender o quanto a unidade da gestão potencializa o trabalho quando esse trabalho é unificado. Aqui teremos fiscais desses órgãos em um único lugar. O espaço também está sendo inaugurado para dar mais conforto aos servidores. Todos precisam se sentir bem nesse espaço, com condições dignas de trabalho. Esse novo equipamento vai atender ao empresário e ao trabalhador, que serão fiscalizados lá fora. 

Antônio Rosalvo, secretário da SEDUR, destacou a transferência do órgão para uma localidade mais central e que vai beneficiar a população. "Idealizamos o novo espaço para melhorar o acesso não só da comunidade, mas também das equipes de fiscalização. Antes funcionava em Buraquinho, um pouco distante do Centro. Inovamos e conseguimos trazemos para cá", declarou Rosalvo. 

O secretário da SEMARH, Alexandre Marques, também comemorou a entrega do novo equipamento. "É preciso reconhecer a sensibilidade da prefeita Moema Gramacho, por acreditar e ver a necessidade dos funcionários da fiscalização juntos. Estamos alocados em um ponto estratégico da cidade. Aqui vamos poder atender mais próximos a sociedade, seja por denúncias ou fiscalizações, para melhorar nosso município”, agradeceu o secretário.

A SEDUR vai atuar na fiscalização relacionada ao uso do solo, atividades em funcionamento de obras, ambulantes, comércio informal e exibição de publicidade; a SESP vai fiscalizar resíduos sólidos, como poda de árvores e materiais de construção deixados em via pública; enquanto a SEMARH vai atuar na licença ambiental, poluição sonora, a fim de cumprir a lei.

A nova Sede de Fiscalização é climatizada, conta com bebedouros e também com diversas salas que são distribuídas por setores como vistoria técnica, arquivo, operacional, coordenação, sala de reunião, além de sanitários e uma copa.