Prefeitura institui grupo para atender demandas de famílias que vivem em residências do programa MCMV em Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Terça, 23 de Maio de 2023 às 13:01

Prefeitura institui grupo para atender demandas de famílias que vivem em residências do programa MCMV em Lauro de Freitas

Foto: Maína Diniz


Para assegurar as condições adequadas de moradia de famílias beneficiadas no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), a Prefeitura de Lauro de Freitas constituiu o Grupo Institucional do Poder Público (GIPP). Nesta terça-feira (23), representantes de Secretarias Municipais que fazem parte do GIPP se encontraram para uma primeira reunião de alinhamento de tarefas, que inclui as áreas de habitação, educação, saúde, assistência social, geração de trabalho e renda, serviços públicos e outros. 

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (Sedur), a implantação do GIPP cumpre uma portaria federal, editada pelo então Ministério das Cidades. As outras Secretarias Municipais que fazem parte da garantia das políticas públicas necessárias ao atendimento das famílias beneficiadas do MCMV são: Educação (Semed), Saúde (Sesa), Desenvolvimento Social (Semdesc), Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel) e Serviços Públicos (Sesp). 

Como destaca Alana Freire, titular no GIPP pela Sedur e coordenadora do Departamento de Habitação e Regularização Fundiária (Dehab), a principal função do grupo é a de articulação dos atendimentos das demandas setoriais nos empreendimentos. “O GIPP foi pensado para o Poder Público agregar as áreas e ser mais assertivo nas políticas destinadas às melhorias das condições de moradias das famílias que vivem nos residências e seus entornos”, disse. 

Durante o encontro, realizado na sala de reunião do CALF, foram apresentadas as demais funções do grupo e as demandas sociais já identificadas nos residenciais. O município de Lauro de Freitas possui seis empreendimentos no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. São eles: Dona Lindú; Lauro de Freitas ABC – Capiarara; Brisas de Itinga; Lauro de Freitas – Capelão; Santo Amaro de Ipitanga; e Morada Tropical.