Prefeitura oferece qualificação em Doença Falciforme para profissionais de saúde; saiba como se inscrever

Por: Iana Silva
Segunda, 26 de Setembro de 2022 às 15:03

Prefeitura oferece qualificação em Doença Falciforme para  profissionais de saúde; saiba como se inscrever

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas


Até dia 30 de setembro, estarão abertas as inscrições para a qualificação em atenção à saúde da população negra, com ênfase na doença falciforme.  A atividade é voltada para os profissionais que atuam na Atenção Básica do município de Lauro de Freitas e será realizada nos dias 11,18, 25 de outubro e 01 de novembro, no Teatro João Gilberto, localizado na Estação Cidadania, Itinga.  A iniciativa é da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESA). As inscrições podem ser feitas através do seguinte link: https://retsus.ufrn.br/f/WqE4hPuL

Os interessados devem preencher formulário, disponibilizado no site, com registro dos dados pessoais, acadêmicos e institucionais. Os documentos solicitados (RG, CNH, Conselho de Classe, Passaporte, CTPS) devem ser anexados no formato PDF. Para auxiliar o profissional, o site também disponibiliza um vídeo didático sobre o processo de conversão e envio dos arquivos, facilitando o processo da matrícula. Ao final do curso, todos os profissionais terão direito ao certificado de participação.

O coordenador de Ações Programáticas e Estratégicas da Atenção Básica/ SESA, Cláudio Reis, destaca que esta atividade busca reciclar os conhecimentos dos profissionais e oferecer um melhor serviço à população. “A qualificação no atendimento às pessoas com Doença Falciforme vai permitir, com certeza, um melhor atendimento, desprovido de preconceitos.  Busca também desmistificar determinadas posturas no atendimento dessas pessoas, garantindo-lhes um atendimento mais específico e segmentado”, comentou. 

Doença Falciforme

A anemia falciforme é uma doença hereditária decorrente de uma mutação genética e atinge, principalmente, a população negra. O Teste do Pezinho, realizado entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido, é a forma precoce para a descoberta da doença. Na fase adulta, é necessário realizar exame de sangue para diagnóstico.