Procon Municipal inicia Operação 'Dia das Crianças' e fiscaliza centros comerciais de Lauro de Freitas

Por: Iana Silva
Quarta, 05 de Outubro de 2022 às 15:03

Foto: Maína Diniz

Falta apenas uma semana para o Dia das Crianças, tradicionalmente comemorado em 12 de outubro. Para garantir uma compra segura e impedir as propagandas enganosas, a Unidade de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Lauro de Freitas deu início à Operação “Dia das Crianças 2022” nesta quarta-feira (05), fiscalizando os principais pontos comerciais da cidade. Estão sendo avaliadas as informações nas embalagens dos brinquedos, faixa etária adequada, condições de venda, precificação e exposição do selo do Inmetro, que garante a segurança da criança. A operação segue até a próxima terça-feira (11).

O agente do Procon, Samuel Brito, destaca que a Operação, além de fiscalizar, tem o objetivo de orientar os lojistas e garantir que os consumidores possam comprar os presentes das crianças de forma tranquila e segura. “Nesta época, costuma aparecer muita promoção e liquidação. Então temos que estar atentos. Nas visitas, verificamos se os preços expostos nas prateleiras estão de acordo com os registrados no caixa. Se der preço diferenciado, solicitamos o ajuste imediato. Outro ponto muito importante é o selo do Inmetro, que é obrigatório ter em brinquedos e peças voltadas para o público infantil”, relatou.

Cristina Cordeiro, moradora do bairro de Ipitanga, é avó de primeira viagem. Tem uma neta de 10 meses e já está à procura de um presente adequado para essa faixa etária. Ela destacou a importância da fiscalização nas lojas de produtos infantis. “Eu acho fundamental que o Procon esteja presente, nos orientando e averiguando as condições dos brinquedos. Sou muito preocupada com a segurança. Por isso, procuro me informar bastante antes, para comprar algo que minha neta goste, se divirta e que não lhe ofereça riscos”, comentou.