Professor premiado da rede municipal de Lauro de Freitas participa de abertura anual de programa educativo do Grupo CCR em São Paulo

Por: Laerte Santana
Quinta, 23 de Março de 2023 às 09:09

Professor premiado da rede municipal de Lauro de Freitas participa de abertura anual de programa educativo do Grupo CCR em São Paulo

Foto: Divulgação


Com o projeto de educação sobre “Cultura Popular e as Linguagens Artísticas” do professor Anderson Ribeiro, a rede municipal de ensino de Lauro de Freitas vai estar representada na abertura anual do programa Caminhos para a Cidadania 2023, em São Paulo (SP), gerenciado pelo Instituto CCR. O projeto desenvolvido na Escola Tia Lúcia, no bairro de Portão, foi um dos nove premiados do concurso cultural realizado pelo programa em 2022, entre um total de 181 concorrentes de todo o Brasil. 

Único vencedor da região Nordeste, o projeto do professor Anderson ganhou um prêmio no valor de R$ 30 mil, para desenvolver as atividades planejadas com estudantes do ensino fundamental I. Na abertura anual, onde serão apresentados os resultados do programa 2022, os educadores vencedores do concurso cultural vão receber menções. A cerimônia, que será realizada no dia 28 deste mês de março, ainda conta com a palestra de Clóvis de Barros Filho sobre “Os Desafios Contemporâneos da Educação”. 

Após vencer seis fases de avaliação do concurso e desenvolver o projeto na escola no ano passado, Anderson Ribeiro sente-se honrado em participar do lançamento da nova edição do programa da CCR. “O projeto articulou as linguagens artísticas ligadas aos grupos culturais locais, com aproximação da escola com a associação de moradores, e contribuiu para a emancipação cultural e cidadã dos estudantes. O prêmio foi revertido para a compra de equipamentos, entre eles instrumentos musicais, para a escola”, pontuou. 

A iniciativa do professor serve como inspiração para que mais educadores do município, da Bahia e Nordeste busquem participar de programas que fomentam a cidadania e a cultura através da educação, com destaca Gabriella Santana, coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia na Educação da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (Semed) e articuladora do projeto Cultura Popular e as Linguagens Artísticas. 

“Temos investido em parcerias que mobilizam a inclusão de métodos inovadores de ensino e aprendizagem. Um deles é com a CCR Metrô, via Instituto Crescer com o projeto Caminhos da Cidadania. Ano passado tivemos a honra de ver um dos projetos elaborados pelo professor Anderson, de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena da Escola Tia Lúcia, contemplado. Isso mostra como a nossa rede é criativa, inovadora e mobilizada”, relatou Gabriella que também vai participar da abertura anual do programa da CCR.

Programa 

O Programa Caminhos para a Cidadania é uma ação social e educativa do Grupo CCR. Promove formação continuada e empoderamento de educadoras e educadores de redes municipais de ensino. O Programa oferta materiais pedagógicos e cursos à distância gratuitos com estratégias pautadas nas 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em Metodologias Ativas, com foco em Aprendizagem Baseada em Projetos, nos 4 Pilares de Educação da Unesco e na Agenda 2030/ODS.