Profissionais da Atenção Básica de Lauro de Freitas são capacitados em Anemia Falciforme

Por: Iana Silva
Terça, 13 de Dezembro de 2022 às 12:12

Profissionais da Atenção Básica de Lauro de Freitas são capacitados em Anemia Falciforme

Foto: Raphael Muller


A Prefeitura de Lauro de Freitas, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), promoveu mais um curso de qualificação, voltado para a educação continuada e reciclagem dos profissionais que atuam na Atenção Básica do Município. A atividade foi marcada por quatro aulas presenciais, chegando ao seu encerramento nesta terça-feira (13), com considerações sobre o sistema de saúde, racismo estrutural e conceitos acerca da Anemia Falciforme. A atividade aconteceu na Faculdade Unime, com a confecção de certificado para todos os participantes.

Para a palestra, foi convidada a servidora da SESAB e coordenadora do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra,  Ubiraci Matilde de Jesus, que abordou diversos pontos importantes para melhor compreensão da saúde pública, diretrizes e papel da comunidade como coparticipante do SUS. “O papel do Estado é subsidiar o município no que tange a todas as políticas e todos os problemas de saúde. Temos o compromisso de educar os profissionais a não encarar apenas a doença. Buscamos mostrar como reduzir os impactos na população. Trabalhamos a prevenção, para promover a saúde”, disse a coordenadora.

Entre as profissionais que participaram da capacitação, estava a enfermeira Nadja Souza, que trabalha na Unidade de Saúde da Família (USF) Israel Moreira. Ela elogiou a iniciativa da gestão pública em proporcionar essa educação continuada aos profissionais que atuam diariamente com a saúde. “Eu vim até aqui buscar conhecimento e estou saindo muito satisfeita. A doença falciforme é prevalente da população negra, mas isso não significa que seja exclusiva. Então alguns esclarecimentos foram importantes para evitar preconceitos e favorecer um atendimento mais qualificado”, comentou a enfermeira.