Projeto Amantes do Mar leva ações educativas e de limpeza para a Praia de Ipitanga neste sábado (17)

Por: Iana Silva
Quarta, 14 de Dezembro de 2022 às 14:02

Neste sábado (17), a partir das 7h da manhã, a Praia de Ipitanga, localizada na orla de Lauro de Freitas, será contemplada com o projeto “Amantes do Mar”. Diversos voluntários irão realizar a coleta de lixo nas areias das praias e do fundo do mar, além de levar orientações educativas para os banhistas, alertando sobre os impactos dos resíduos sólidos no oceano, a importância da coleta seletiva e conservação dos recursos naturais. A iniciativa faz parte do Programa Meio Ambiente por Inteiro (PMAI), coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

Além da conscientização e limpeza de toda a área, a ação contará com uma ampla programação de atividades para integração e diversão do público. Serão realizadas aulas de funcional, ritmos, pintura facial para as crianças, embarcação para armazenar o lixo, instalação de bonecos com placas educativas, mesa de frutas e sucos, além do sorteio de brindes.

O gestor da Semarh, Alexandre Marques, explica que essa é mais uma atividade da pasta, para despertar a sensibilidade da população sobre a responsabilidade de cada um para o cuidado com as praias da cidade. “O projeto nasce da perspectiva daqueles que possuem uma relação de amor e respeito com a vida marinha, cientes de que somente através da realização de atividades voltadas para a educação ambiental de forma inclusiva, atrativa e motivadora é que será possível levar conhecimento à população acerca da importância da adoção de atitudes conscientes, garantindo que possamos desfrutar de praias limpas e em perfeita harmonia com a natureza”, comentou.

O ponto de encontro será em frente ao Kartódromo. No local, todos os voluntários receberão equipamentos para coleta dos lixos e passarão por um breve treinamento sobre a importância dos oceanos, das restingas e sobre as consequências do descarte inadequado. Todos os resíduos coletados serão quantificados e destinados para a Cooperativa, onde os resíduos são segregados e revendidos, gerando benefícios socioeconômicos para os cooperados.