Recreações do Programa Cidade do Lazer atraem centenas de crianças na Estação Cidadania em Itinga

Por: Laerte Santana
Sábado, 04 de Fevereiro de 2023 às 16:04

Foto: Wandaick Costa

A quadra inflável de futebol de sabão foi o brinquedo mais disputado pelas crianças, durante a realização do Programa Cidade do Lazer, no bairro de Itinga, neste sábado (04). Em um dia repleto de atividades recreativas, na Estação Cidadania (PEC 3000), a Prefeitura de Lauro de Freitas levou, além de brinquedos infláveis, pintura facial, dança, jogos de tabuleiro, arco e flecha, piscinas de bolinhas, pula-pulas e um circuito de modalidades esportivas.

Em ação desde 2018, as atividades do “Cidade do Lazer” já percorreram 13 bairros do município, como afirma a prefeita Moema Gramacho. “Este programa vem para dar oportunidade às crianças que não tem condições de sair para um parque ou shopping, é para que tenham lazer na porta de casa. Hoje, devemos ter em torno de 500 crianças e jovens se divertindo aqui com as brincadeiras, além das práticas de ensino de esporte”, disse.

Focado na recreação, o Programa Cidade do Lazer é uma política desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel). O titular da pasta, Uilson de Souza, reforça que o programa tem o formato de caravana e circula pela cidade. “São atividades nas comunidades e o objetivo é que as crianças tenham um dia de muitas brincadeiras, mesmo se relacionando com iniciações esportivas”, ressaltou.

E se as brincadeiras se ligam ao esporte, um menino com nome de jogador famoso, Riquelme Santos, de 12 anos, aproveitou bastante as partidas de futebol de sabão. “Eu estou jogando com meu amigo João, que é minha dupla, e estamos ganhando todas as vezes”, contou o pequeno morador de Jardim Pouso Alegre que estava pela terceira vez na fila da brincadeira da quadra inflável. As partidas, com tempo de cinco minutos e dois jogadores de cada lado, deram bons motivos para risadas em meio aos escorregões no sabão.

Entre o circuito de modalidades esportivas, as crianças tiveram a oportunidade de simular práticas de surf, iniciação de taekwondo, boxe, capoeira, basquete, golzinho, skate e pickleball. Os filhos de Gabriela Silva foram algumas das crianças que aproveitaram o circuito. “É muito bom ter esse projeto aqui na comunidade, eles gostam bastante e deveria ter sempre, porque isso de fato faz a alegria desses meninos”, afirmou.