Rodas de conversa sobre reabilitação e mercado de trabalho encerram Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Por: Giovanna Reyner
Sexta, 23 de Setembro de 2022 às 16:04

Rodas de conversa sobre reabilitação e mercado de trabalho encerram Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Foto: Wandaick Costa


A praça de alimentação do Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (23), foi palco para o debate de pautas que envolvem as pessoas  com deficiência. A roda de conversa, que reuniu militantes, familiares, profissionais e quem passava pelo local, encerra a programação da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir), que promoveu também blitz educativas e seminários em vários espaços do município. 

De acordo com o coordenador da Sepadhir, Franklin Silva, a intenção é dar visibilidade aos assuntos de interesse deste público e celebrar o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, instituído no dia 21 de setembro. Os temas abordados na roda foram ‘Saúde e Reabilitação’ e ‘Protagonismo da pessoa com deficiência no mercado de trabalho’. “Estamos movimentando a praça de alimentação deste grande shopping com o objetivo de chamar atenção para os assuntos de interesse da pessoa com deficiência e alertar sobre essas necessidades”, disse.



A assistente social do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Mauide Mota, explica que neste equipamento da rede municipal de saúde, às pessoas com deficiência têm acesso a acompanhamento com terapeutas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, neurologistas e fonoaudiólogos. “A porta de entrada é via Regulação Municipal. Após avaliação do médico neurologista, e caso o diagnóstico seja dentro do quadro do paciente SER, ele passa a ser atendido e acompanhado no local”, disse. 

Além do CER, outros equipamentos como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Complexo Municipal de Saúde e o Hospital Municipal Jorge Novis, na Itinga, acolhem o paciente com deficiência que necessita de acompanhamento com profissionais especializados. A rede conta também com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que ofertam serviços nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).