Sefaz Lauro de Freitas apresenta balanço das receitas e despesas do 1º Quadrimestre 2023

Por: Laerte Santana
Quinta, 25 de Maio de 2023 às 11:11

Sefaz Lauro de Freitas apresenta balanço das receitas e despesas do 1º Quadrimestre 2023

Foto: Raphael Muller


Os dados referentes ao balanço das receitas e despesas dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2023, da administração municipal de Lauro de Freitas, foram apresentados pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), nesta quinta-feira (25). A audiência pública do 1º Quadrimestre de 2023 foi transmitida no canal da Prefeitura no Youtube, direto da Câmara de Vereadores. 

No que trata de receitas correntes, no período de janeiro a abril do exercício de 2023, a arrecadação atingiu 34,14% da estimativa anual, um percentual acima do estimado para o período. Na performance das receitas tributárias, relacionadas aos impostos, taxas e contribuições, o IPTU chegou a 51% da receita do período e se comparado ao quadrimestre do ano anterior teve um crescimento de 6,60%.

Os investimentos em Saúde chegaram a 33% no primeiro quadrimestre de 2023 e se consolidou como o grande indicador da aplicação do tesouro municipal. Segundo o secretário da Fazenda, Luiz Cláudio Guimarães, mais de 80% dos recursos da Saúde foram do tesouro. “Pela definição de metas, a saúde tem obrigação de aplicação mínima de 15%, estamos com mais do dobro e a ideia é acompanhar para o equilíbrio orçamentário”, disse. 

Na Educação, a aplicação para a manutenção e desenvolvimento do ensino atingiu 25,36% do indicador. Ainda de acordo com o secretário, o balanço do 1º Quadrimestre traz projeções que norteiam para a avaliação mais ampla que será feita ao final do ano. “Temos um quadro geral de alertas em relação aos índices, mas temos uma demonstração que o município continua mostrando sua pujança em relação a sua condição econômica”, ponderou Luiz.