Semarh realiza blitz educativa para sensibilização do uso consciente da água

Quarta, 22 de Março de 2023 às 11:11

Semarh realiza blitz educativa para sensibilização do uso consciente da água

Foto: Maína Diniz

Sensibilizar a população para a utilização eficiente da água com consciência sobre o seu valor em todas as dimensões. Esta foi a proposta de uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), por meio do Departamento de Educação Ambiental (Dea), nesta quarta-feira (22), em alusão ao Dia Mundial da Água.

Integrante do Programa Meio Ambiente por Inteiro (Pmai), a ação realizada em formato blitz, no cruzamento localizado na Estrada do Coco (próximo ao CALF e Parque Shopping), entregou para motoristas uma garrafa com água que recebeu o título “Gota da Reflexão”, lacrada e em quantidade propositalmente inferior à sua capacidade com rótulo elucidativo, voltado para a reflexão e promoção de dicas de uso adequado deste bem tão precioso. O rótulo traz ainda um QRCode que, apontado para a câmera do celular, permite acesso à página da Semarh, estreitando a relação dos cidadãos com o órgão ambiental do município.

“A Sermarh busca sempre ir além dos procedimentos administrativos e fiscalizatórios. Ações como esta, voltadas para a Educação Ambiental, permite estimular uma nova consciência em relação aos recursos naturais existentes e evidenciar que todos nós precisamos colaborar com o meio ambiente, entendendo que somos partes dele. A construção coletiva é fundamental”, comentou o secretário de Meio Ambiente e idealizador da ação, Alexandre Marques.

O Pmai visa atender as temáticas ambientais com proposições lúdicas, educativas e ações que fortalecem o compromisso de conscientização, preservação e conservação ambiental. Abordando também outras vertentes, como verde urbano, economia circular, causa animal, políticas públicas estruturantes e capacitação de agentes educacionais.