Serviço de marcação de exames e consultas já está disponível nas USFs Tarumã e Santa Bárbara

Por: Neison Cerqueira

Foto: Raphael Muller

Os munícipes de Lauro de Freitas começaram, a partir desta sexta-feira (27), a solicitar marcação de consultas e exames nas Unidades de Saúde da Família (USF) Tarumã e Santa Bárbara, em Itinga. Isso porque o serviço de descentralização da regulação já está disponível nos dois pontos. Essa é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), que tem como objetivo otimizar o tempo e ofertar os serviços de saúde com mais agilidade.

O Coordenador da Regulação, Igor Mascarenhas, falou sobre a descentralização da regulação, que agora está disponível nos dois postos. “O objetivo realmente é trazer os serviços da saúde com qualidade. Com tanta tecnologia na qual hoje temos acesso. Então, hoje o cidadão vai ter essa garantia de estar perto de casa e fazer essa retirada e fazer a solicitação de saúde na qual a ele foi designado por aquele profissional”, explicou.

Para Aldenir Sena, coordenador da USF Tarumã, os moradores da localidade serão beneficiados com a iniciativa. “O serviço ter chegado na USF Tarumã, que é o da regulação na unidade, é importantíssimo. Hoje o morador não terá mais a necessidade de se deslocar até a Unime. Já tivemos atendimentos com a nova disponibilidade do serviço de regulação. A comunidade agradece, agradeço também ao empenho da gestão por fazer acontecer”, destacou.

Morador da localidade, José Carlos, de 52 anos, aproveitou a novidade e a disponibilidade, e não perdeu tempo. “A regulação é importante, moro aqui e quase todo dia tinha que ir até a central. Gastava muito transporte para marcar exames, consultas. Esse serviço disponível aqui vai facilitar muito, já que agora eu posso vir andando. Então, tendo esse serviço aqui, para mim é nota 10”, contou.

A chegada da novidade na USF Santa Bárbara também foi motivo de comemoração para os profissionais da unidade e também para os moradores. É o que conta Maria de Fátima, de 55 anos. “Eu achei muito bom. O atendimento também é maravilhoso. Vai facilitar muito a marcação de exames e consultas aqui no posto”, frisou a paciente.

A coordenadora da unidade Jéssica Bonfim também elogiou a chegada do serviço no posto. “Para nós é uma vitória. Esse serviço é fundamental, é uma excelente oportunidade para todos os nossos pacientes, moradores, que também estavam com dificuldades de terem que se deslocar até outra localidade. Hoje não será mais preciso. Isso para nós é maravilhoso. É uma conquista muito grande”, enfatizou.

Agora, 10 USFs de Lauro de Freitas estão fazendo o agendamento de consultas e exames. Cinco estão localizadas no bairro da Itinga.