Servidores da Educação de Lauro de Freitas são certificados pela UNEB

Terça, 13 de Dezembro de 2022 às 10:10

Servidores da Educação de Lauro de Freitas são certificados pela UNEB

Foto: Lucas Lins

A rede municipal de ensino de Lauro de Freitas conta com servidores capacitados em gestão democrática e participativa nas escolas pela Universidade do Estado da Bahia. Na noite desta segunda-feira (12), 255 profissionais de educação da rede foram os primeiros na Bahia a serem certificados pela UNEB, por concluírem a Formação de Gestores Escolares, com carga horária de 60 horas. O curso foi promovido com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Escola de Governo da Controladoria Municipal.

Como destaca a secretária de Educação, Vânia Galvão, a formação atende a uma condicionante da nova Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “O encerramento desse processo de formação representa uma melhoria significativa no ensino, uma vez que quando qualificamos os gestores, consequentemente temos uma educação de mais qualidade, além de conseguirmos cumprir exigências estabelecidas para o recebimento de percentual de complementação”, relatou.

Representando a reitoria da Uneb na cerimônia de certificação, João Rocha, pró-reitor de Administração, falou sobre o desenvolvimento das aulas que ocorreram de forma síncrona e presencial. “A Uneb se sente honrada em participar desse processo, porque se concretiza como uma universidade preocupada com a inclusão e o desenvolvimento do Estado. Temos uma parceria forte com Lauro de Freitas e o mais importante dessa formação foi discutirmos os processos de gestão democrática e participativa nas escolas”, pontuou.

A formação de gestores escolares antecedeu o processo de consulta pública nas escolas municipais. Só concorreu aos cargos de gestão, os servidores aprovados no curso da Uneb. Maria Célia Pinho, certificada pela formação, conta que “a capacitação reforçou a aprendizagem sobre como exercer uma gestão democrática e participativa no âmbito da educação das escolas públicas, além das práticas pedagógicas, administrativas e financeiras das unidades escolares”.

Participaram da cerimônia outros representantes da Uneb, autoridades municipais, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (ASPROLF) e o Conselho Municipal de Educação.