Shows de MV Bil e Igor Kannário marcam encerramento da Expo Favela Bahia Innovation 2023 em Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Domingo, 24 de Setembro de 2023 às 10:10

Shows de MV Bil e Igor Kannrio marcam encerramento da Expo Favela Bahia Innovation 2023 em Lauro de Freitas

Foto: Raphael Muller


A maior feira de negócios que conecta empreendedores da favela e o asfalto chegou ao fim na noite deste último sábado (23), em Lauro de Freitas. Os shows de MV Bil e Igor Kannário marcaram o encerramento da Expo Favela Bahia Innovation 2023, no galpão do Parque Shopping Bahia. Foram dois dias de exposições de arte e cultura, rodadas de negócios, workshops, apresentação de startups e palestras com grandes nomes do empreendedorismo e ativismo social.



As potências das quebradas invadiram todos os espaços e como afirmam nas comunidades: o rolê foi histórico. Ao ressaltar que favela é potência e não carência, a prefeita Moema Gramacho definiu a edição Bahia como a maior Expo Favela do ponto de vista de participação. “Tivemos aqui mais de 100 empreendedores, além investidores, mostrando suas ideias e projetos. Agradeço a todos que participaram e trouxeram para o município as suas capacidades produtivas”, disse.

A Prefeitura de Lauro de Freitas marcou presença com um stand de inovação e tecnologia sobre a cidade e com a exposição da Loja Colaborativa de Artesanato. Para o secretário Municipal de Cultura, André Pereira, a Expo Favela é um marco da política pública de oportunidade. “Empreender é um ato de inteligência e resistência, e quando trazemos nosso povo para dentro de um espaço onde temos investidores e o olhar do poder público, colocamos em evidência os potenciais da nossa gente”, reforçou André que participou de uma conferência sobre a democratização do audiovisual.


Um dos momentos mais aguardados pelos expositores no último dia do evento foi a divulgação dos dez selecionados que vão receber mentoria de negócios, oportunidade direta de relação com investidores, além de carimbar o passaporte para participar da Expo Favela Innovation Brasil em dezembro. Entre os contemplados, está o projeto “Traz Favela Delivery” que realiza o serviço de entrega na periferia de Salvador de “quase tudo”, como define o idealizador Iago Santos.

“O Traz Favela surgiu de uma dor minha, onde percebi que os aplicativos de delivery não atuavam nas áreas periféricas, nem para comerciantes, nem para os moradores. Diante dessa injustiça, pensei em trazer essa tecnologia do delivery para dentro da comunidade, para mostrar que também podemos”, contou Iago ao ressaltar a felicidade de ser um dos dez selecionados. “Poder representar o que a gente mais corre atrás, que a maior visibilidade das favelas de Salvador, da Bahia, não tem preço”, finalizou.

O top 10 da Expo Favela Bahia Innovation 2023 ficou formado pelos seguintes projetos: Ubuntu; Óleos de Mi; Traz Favela; RH da Favela; Negus Percussão; Rose Braga – Culinária Afro Indígena; Minha Cesta; Mais Solidário – Bolsas de Estudo; JÓ+ - Absorvente Térmico; e Chupada Gourmet. A realização do evento ficou por conta da Favela Holding, Cufa Bahia e Projeto Resgaty, com apoio do Governo da Bahia, Prefeitura de Lauro de Freitas, Parque Shopping Bahia e outros.