Técnicos do CEMADEN realizam manutenção preventiva dos pluviômetros e Estação Hidrológica de Lauro de Freitas

Por: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas
Terça, 23 de Novembro de 2021 às 14:02

Foto: Divulgação / Defesa Civil

O município de Lauro de Freitas, através da Defesa Civil, está recebendo nesta terça (23) e quarta (24) a visita de técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN. A equipe está realizando a manutenção preventiva dos pluviômetros automáticos e estação hidrológica instalados em pontos estratégicos do município.

Na ação é realizada a verificação do equipamento, limpeza dos componentes, substituição de peças danificadas, calibragem e coleta de dados. Foram visitados os equipamentos instalados nos bairros de Vila Praiana, Portão, Jambeiro, Areia Branca, Itinga e no Rio Ipitanga. Equipes da Defesa Civil e CEMADEN também estão articulando a instalação de um pluviômetro automático no bairro de Vida Nova, ampliando a área de monitoramento.

Os pluviômetros automáticos e estação hidrológica fazem parte da Rede de Monitoramento Ambiental do CEMADEN e são responsáveis por subsidiar a emissão de alertas realizando a medição, quantidade e a intensidade das chuvas, em tempo real, que possam favorecer para ocorrência de deslizamento de terras, inundações e alagamentos, contribuindo assim com a redução de danos e perdas humanas.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, é um núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais em território brasileiro.