Terno de Reis Estrela Dalva de Portão abre calendário cultural de Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Sábado, 07 de Janeiro de 2023 às 07:07

Foto: Maína Diniz

Quando o Terno de Reis Estrela Dalva desfila pelo bairro de Portão, é sinal de que o calendário cultural do município de Lauro de Freitas está oficialmente aberto. Nesta sexta-feira (6), a manifestação comandada pela mestre da cultura, Dona Aidê, manteve por mais um ano a tradição do reisado que ultrapassa mais de 30 anos. Composto pela cultura do bumba meu boi e outros personagens como a cigana, burrinha, onça, floristas e pastoras, o desfile do terno relembra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus Cristo logo após o seu nascimento.

Principal voz entre os cantores do Terno Estrela Dalva, Dona Aidê destaca que a manifestação se mantém viva por gerações. “Estou muito feliz que estamos aqui mais um ano colocando o terno na rua. Esta tradição que começou com Dona Vanú, na Rua Queira Deus, e que eu dei continuidade, e que enquanto eu estiver por aqui, irei levar o nome da cultura de Lauro de Freitas para o mundo”, disse. O desfile do terno contou com a participação do grupo de percussão do Bankoma.

Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult), André Pereira, a realização do terno não só marca a abertura do calendário cultural, como também retoma outras manifestações culturais que sofreram restrições por conta da pandemia. “A comunidade de Portão está aqui representada por essa tradição de Lauro de Freitas. A cultura voltou e na sequência já temos Festa do Padroeiro, homenagem a Iemanjá e Carnaval”, pontuou.

Parado na frente de um estabelecimento comercial, situado na Rua Direta de Santo Antônio, por onde o desfile passou, Vinicius Souza entrou no ritmo das músicas cantadas pelo terno de reis. “Aí é uma diversão muito antiga aqui do bairro, todo mundo gosta. Quando o terno passa, todo mundo da rua sai para olhar e se divertir”, contou o morador de Portão. O desfile contou com a segurança da Guarda Municipal.