USF de Lauro de Freitas estimula saúde de idosos com aulas de hidroginástica

Por: Laerte Santana
Quarta, 23 de Novembro de 2022 às 14:02

USF de Lauro de Freitas estimula saúde de idosos com aulas de hidroginástica

Foto: Maína Diniz


Condicionamento físico, recuperação motora, melhora na respiração e saúde mental. Esses são alguns dos benefícios que as aulas de hidroginástica, disponibilizadas na Unidade de Saúde da Família Chafariz, têm proporcionado para 40 idosos pacientes do programa de acompanhamento HIPERDIA de Lauro de Freitas. Sem contra indicações, a prática de exercícios aeróbicos realizados na piscina ocorre três vezes na semana, com duração de 50 minutos.

As aulas de hidroginástica, realizadas sempre pela manhã a partir das 7h30, contempla três grupos do HIPERDIA, das localidades de Chafariz/ Lagoa dos Patos, Vila Praiana e Centro. De acordo com o coordenador da USF, Anderson Reis, os pacientes que participam das aulas passam por acompanhamento de médico clínico, de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta e de um educador físico. 



“Os grupos participam da modalidade nos dias de segunda, quarta e quinta-feira. O serviço vem sendo disponibilizado há cerca de seis meses e tem sido um sucesso, muitos pacientes têm procurado para participarem, porque a hidroginástica é ideal nessa faixa etária da terceira idade, sendo uma atividade que não tem impacto. A princípio, estamos avaliando a agenda de fluxo para ver a possibilidade de abrir mais vagas”, disse Anderson. 

Os exercícios dentro da água são dos mais variados. Um dos que Nivalda Santos, 65 anos, mais gosta é a zumba hidro, que estimula o fortalecimento muscular. “Eu adoro vir para a aula de hidroginástica. Aqui eu tenho a presença das minhas amigas, da professora, a gente se diverte e fica bem de saúde, né. Tudo o que eles fazem aqui eu gosto, meu corpo melhorou bastante, eu tenho mais disposição”, relatou a moradora de Lagoa dos Patos.

A professora de educação física, Cláudia Trambaioli, explica que a hidroginástica não só favorece a qualidade de vida do corpo, mas também promove a saúde mental. “Entre os princípios didáticos da atividade física na piscina, temos a recreação, a socialização, onde as pacientes atendidas criam laços, conversam e trabalham as questões emocionais, psicossomáticas. Os benefícios são para a mente e o corpo”, destacou.   

E quem atesta as vantagens de participar das aulas, é a paciente Luzia Moraes, de 63 anos. “A minha vida melhorou muito. Eu tenho problema de artrose, estava há três meses sem sair de casa. Foram essas aulas de hidroginástica que me ajudaram a me reerguer”, contou. Antes de cada aula, as pacientes cumprem instruções para realizarem a atividade com total segurança, como estar de roupa adequada, passar pelo o chuveiro, descer para a piscina só com o apoio da educadora física e outros.