Vacinação com a bivalente segue até quinta-feira (2) para pessoas acima de 70 anos e outros grupos

Por: Laerte Santana
Terça, 28 de Fevereiro de 2023 às 14:02

Vacinação com a bivalente segue até quinta-feira (2) para pessoas acima de 70 anos e outros grupos

Foto: Maína Diniz


Pessoas com 70 anos ou mais de idade já estão sendo vacinadas contra a Covid-19 com doses bivalentes da Pfizer em Lauro de Freitas. Além deste grupo de idosos, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos e povos quilombolas também começaram a receber, nesta terça-feira (28), a dose com cepas atualizadas contra o coronavírus e suas variantes. A imunização deste público-alvo segue até esta quinta-feira, 2 de março, nos nove pontos estratégicos de vacinação. 

Para receber a bivalente é preciso estar com o esquema primário completo de D1 e D2 (doses de qualquer imunizante contra a Covid-19), com intervalo mínimo de 4 meses da última dose. A menos de um mês para completar 101 anos de idade, Carlindo Souza que tomou quatro doses foi levado pelo filho Celmilzo Peixinho para receber a bivalente. “Quem fez questão de vir tomar a vacina foi ele mesmo, não tem resistência nenhuma”, relatou o filho ao lado do pai carismático. 

A vacina bivalente encerra o esquema vacinal contra a Covid-19, neste ano, para quem está apto a receber o imunizante, com exceção de imunocomprometidos que só tomaram até o momento duas doses da vacina monovalente. Nesses casos, os imunocomprometidos vão precisar tomar uma DA (dose adicional) com a bivalente e agendar mais uma dose da bivalente após 4 meses.

Quem também encerrou o ciclo de imunização foi Leda Vieira, que chegou ao ponto da vacinação no Ginásio de Esportes do Aracuí acompanhada de sua filha e irmã. “Assim que saiu a divulgação dessa nova vacina eu programei para trazer minha mãe e minha tia Risete. É fundamental continuar se prevenindo, para que o vírus não se fortaleça e não volte a dominar com suas variantes”, disse Luciana Vieira, filha de Leda. 



Equipes da Secretaria Municipal de Saúde também estão realizando a aplicação da vacina bivalente em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI). Vale lembrar que para receber o novo imunizante nos pontos de vacinação, o público-alvo deve apresentar documento de identificação oficial com foto, CPF, cartão SUS e o cartão de vacinação com a descrição das doses anteriores. Pessoas imunocomprometidas devem apresentar também o laudo médico.

Vacinação 

A vacinação com a dose bivalente está sendo realizada no drive do Ginásio de Esportes do Aracuí, das 8h às 12h e nas Unidades de Saúde da Família (USF) Vida Nova/ Caji, Irmã Dulce em Portão, Jardim Independência, São Judas Tadeu e Tarumã na Itinga, Manoel José Pereira no Capelão, Pe. João Abel no Jambeiro e Antônio Carlos Rodrigues em Areia Branca, das 8h às 15h.

Também nesses pontos estratégicos de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde aplica a 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais e a 3ª dose para pessoas com 12 ou mais, ambos os públicos com intervalo de 4 meses da última dose, além da 2ª dose (AstraZeneca e Pfizer) para pessoas com 12 anos ou mais, e 1ª dose (Pfizer) para pessoas com 12 anos ou mais de idade, com prazo de retorno agendado. 

Atenção pacientes TCTH

Pacientes que fizeram transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) perdem a imunidade protetora após o transplante. Essas pessoas devem refazer o esquema vacinal, preferencialmente, após seis meses do TCTH. Se o paciente tiver recebido alguma dose de imunizante contra a Covid-19 após o transplante, essa dose será transformada em D1. Nesses casos é importante o paciente comunicar o fato à Secretaria de Saúde, completar o esquema preconizado para faixa etária e solicitar avaliação do médico assistente.