Vacinação contra a Covid-19 segue nesta quarta-feira (24) com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses em Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Terça, 23 de Novembro de 2021 às 15:03

Vacinação contra a Covid-19 segue nesta quarta-feira (24) com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses em Lauro de Freitas

Foto: Lucas Lins


Nesta quarta-feira (24), Lauro de Freitas aplica a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 à 17 anos, 1ª e 2ª dose para grávidas e puérperas, 2ª dose da Pfizer para pessoas com aprazamento marcado para até dia 30, e 3ª dose para profissionais de saúde, pessoas com 55 anos ou mais e imunossuprimidos.

A aplicação das doses para todos os públicos será das 8h às 12h na Quadra do Colégio Dois de Julho (Itinga), no Ginásio de Esportes do Aracuí (Centro) e Unidades de Saúde da Família: Irmã Dulce e Vila Nova (Portão); Vida Nova (Caji); Tarumã e São Judas Tadeu (Itinga); Manoel José Pereira (Capelão); Padre João Abel (Jambeiro); e Antônio Carlos Rodrigues (Areia Branca).

Cada público deve apresentar documentação específica. Pessoas que irão tomar a dose de reforço, por exemplo, devem apresentar cartão de vacinação com o registro das doses anteriores, documento de identificação e terem pelo menos cinco meses de intervalo entre a segunda dose. Já para imunossuprimidos, o intervalo entre a segunda dose é de 28 dias e é imprescindível apresentar relatório médico.

Os adolescentes só serão vacinados na presença de pais ou responsáveis e para este público os documentos necessários são: cartão SUS ou CPF, comprovante de residência e documento de identificação oficial com foto. As gestantes e puérperas devem apresentar relatório médico (cópia e original), cartão SUS ou CPF e documento de identificação.



Vacinação tranquila

A vacinação seguiu tranquila e com poucas filas nesta terça-feira (23), em Lauro de Freitas. Em média o tempo de espera foi de 20 minutos no drive do Ginásio de Esportes do Aracuí.

As amigas Ana Lucia Alves, Daniela Gonçalves e Luciene Peixoto marcaram de ir juntas para tomar a 2ª dose. Elas, que são vizinhas, comemoram. “Esperamos que tudo passe logo e que a rotina de todos volte ao normal”, falou Ana Lucia. Daniela conta que no trabalho adaptações tornaram o ambiente mais seguro. “Trabalho em call center e lá estamos separados por divisórias de acrílico e uso constante de máscara”, disse.



Mesmo após a 3ª dose, dona Teresinha dos Santos, de 62 anos, disse que não vai se descuidar. “Com doença não se brinca, temos que continuar alertas”, disse sorrindo acompanhada do filho mais velho Rafael Santos, que aproveitou para registrar com o celular a vacina da mãe. “Vacina salva vidas, estou feliz por minha mãe tomar o reforço hoje”, falou.

Em Lauro de Freitas 98,8% do público-alvo acima de 18 anos está vacinado pelo menos com a 1ª dose. A 2ª dose ou dose única já alcançou mais de 124 mil pessoas e mais de 12 mil já receberam a 3ª dose que reforça a imunização.