Varal Solidário movimenta o domingo dos moradores do Capiarara

Domingo, 19 de Março de 2023 às 12:12

Varal Solidário movimenta o domingo dos moradores do Capiarara

Foto: Wandaick Costa

Os moradores do Capiarara, em Lauro de Freitas, não perderam a oportunidade de participar de mais uma edição do Varal Solidário. O projeto que integra o Programa Estado Solidário do Governo da Bahia foi realizado  neste domingo (19),  pela quinta vez no município, com o apoio da Prefeitura e a participação de voluntários do Lions Clubs.

Entre as doações disponíveis, além de muitas peças de roupas, os moradores puderam escolher sapatos, brinquedos infantis, bijuterias, utensílios de cozinha e roupas de cama e banho. "Eu fico muito feliz quando uma iniciativa tão importante como esta vem servir o nosso bairro. Já encontrei peças para toda família e ainda vou levar para meus vizinhos", conta a dona de casa, Josenilda Cruz.

A coordenadora do Varal Solidário, Diana Cunha, conta que o projeto acontece de forma periódica e em bairros diferentes com o objetivo de auxiliar as pessoas mais vulneráveis. "É um trabalho realizado com muito cuidado, nós avaliamos item por item para que as doações aconteçam com a qualidade que a população merece. Já estamos na quinta edição e ampliando cada dia mais o número de itens e também a diversificação. Aqui as pessoas encontram de tudo um pouco", disse.

De acordo com o secretário de Gabinete da prefeita Moema Gramacho, Lula Maciel, o programa teve início durante a pandemia do coronavírus e não parou mais de acontecer. "É uma iniciativa que integra o poder público e a sociedade civil. As pessoas se voluntariam para ajudar, tanto no processo da entrega das peças, quanto na distribuição", observa.

Ajudando na organização das filas e distribuição das doações, as voluntárias do Lions Clubs deram sua contribuição em forma de empatia e solidariedade. "Nós  temos essa filosofia de amor e entrega voluntária e hoje estamos aqui fortalecendo esse projeto e queremos seguir nesse propósito ", relata a presidente da instituição em Lauro de Freitas, Gleice Baptista.

Brinquedos perdidos ganham novos donos no Varal

Diariamente, o servidor da Prefeitura, Ricardo Vieira, realiza caminhadas matinais na Praia de Ipitanga. Nas areias e nas pedras, ele recolhe os brinquedos perdidos que iriam parar no fundo do mar e garante nova utilidade nas mãos das crianças. "Não podemos esquecer que esses brinquedos, apesar da aparência inofensiva, são feitos de plástico e no meio ambiente demoram milhares de anos para se decompor. Todos esses brinquedos que hoje estão sendo doados para as crianças de Capiarara foram retirados da Praia de Ipitanga ", conta.

Doações são bem-vindas

As doações para o Varal Solidário podem ser agendadas através do telefone 99225-8333. Os interessados em se voluntariar também podem comunicar a disponibilidade através deste canal.