1ª Plenária de Saúde discute fortalecimento de polÃticas públicas voltadas ao trabalhador
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Quinta, 03 de Abril de 2025 Ã s 13:01
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou nesta quinta-feira (3/4) a 1ª Plenária Popular Municipal de Saúde do Trabalhador. Com o tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano”, o evento possibilitou um debate, sobre propostas de melhorias nas condições de trabalho e fortalecimento de políticas públicas de saúde voltadas à população trabalhadora do município.
O evento, realizado em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), integra as atividades da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT) e representa uma etapa preparatória para a Conferência Macrorregional Leste.
A secretária interina de Saúde, Elba Brito, destacou a relevância da iniciativa para a construção de um ambiente laboral mais justo e saudável. “A saúde do trabalhador é uma das nossas prioridades. Esta plenária é um espaço fundamental para escutar quem está na linha de frente, reconhecer os desafios e, juntos, construir soluções. Estamos comprometidos em promover ambientes de trabalho seguros, dignos e que respeitem os direitos dos nossos trabalhadores e trabalhadoras”, pontuou.
Durante o evento, que aconteceu no auditório 1 da Faculdade Unime, localizada na Avenida Luiz Tarquínio Pontes, ocorreram mesas-redondas e debates sobre temas relevantes, como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e os impactos das novas relações de trabalho na saúde física e mental dos profissionais. A plenária, que reúne representantes de diversas categorias profissionais, autoridades, lideranças sindicais e especialistas, segue até as 17h desta quinta.
Também presente no evento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lauro de Freitas, Antônio Roberto, ressaltou o caráter coletivo da construção das propostas. “Estamos aqui hoje na nossa plenária popular de saúde, em uma construção coletiva. É fundamental a participação de todos os trabalhadores, pois as propostas aqui formuladas vão contribuir para o fortalecimento do SUS e para melhorias concretas na saúde do trabalhador”.
Lorena Paim, trabalhadora da saúde e integrante da Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde, também reforçou o papel da plenária na formulação de políticas públicas eficazes. “O fortalecimento da saúde do trabalhador é essencial. Contamos hoje com a colaboração de diversos segmentos, sindicatos, movimentos sociais, conselhos e categorias profissionais como agentes comunitários de saúde, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas. As propostas elaboradas aqui vão integrar os Planos Municipais de Saúde (PPA), sempre com o foco em ações qualificadas de promoção e prevenção da saúde do trabalhador”.
Entre os participantes, a agente comunitária de saúde, Enny Ferreira, compartilhou sua experiência. “Me sinto feliz e lisonjeada em participar desta primeira plenária. É um momento muito importante e que, com certeza, será esclarecedor tanto para mim quanto para os meus colegas”, pontuou.
Ao final da plenária, serão eleitos os delegados que representarão o município na etapa macrorregional da 5ª CESTT. As propostas aprovadas durante o evento serão sistematizadas e utilizadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde, contribuindo diretamente para a construção de políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras de Lauro de Freitas.
A iniciativa representa um marco na luta por melhores condições de trabalho e pela valorização da saúde de quem move o município todos os dias. O evento reafirma o compromisso com o diálogo, a escuta ativa e a construção coletiva de um ambiente de trabalho mais justo, seguro e saudável para todos. O vereador Fausto Franco participa da atividade, representando a Casa Legislativa.