2º Encontro Estadual das Mulheres em Lauro de Freitas contou com a presença da prefeita Débora

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Segunda, 26 de Maio de 2025 às 15:03

2º Encontro Estadual das Mulheres em Lauro de Freitas contou com a presença da prefeita Débora

Foto: Tiago Pacheco


O Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (SINDACS BAHIA) realizou em Lauro de Freitas, importantes discussões contra a violência e a discriminação de gênero, através do Segundo Encontro Estadual das Mulheres, que aconteceu no Cineteatro, no centro, nesta segunda-feira (26/5). O evento foi acompanhado pela prefeita Débora Regis que fez parte da mesa de abertura.

Com o tema: “Na luta contra as violências no ambiente de trabalho e sexual”, o evento promoveu debates sobre os impactos da violência, além da jornada exaustiva imposta às mulheres. Em discurso, a prefeita falou da importância de fortalecer o trabalho dessa categoria. “Precisamos ser exemplo e deixar a porta muito mais aberta para nós, em espaços de poder e espaços de decisão”, defendeu Débora Regis, garantindo que sempre esteve ao lado do referido público. “Como prefeita não poderia deixar de vir. Sempre estarei presente quando solicitada”, disse.

Durante os discursos, foram tratadas temáticas como violência de gênero, violência doméstica e as ações de enfrentamento a discriminação que foram amplamente debatidas por profissionais da área do Direito, em palestras, para ampliar direitos e combater retrocessos, garantindo que as necessidades e preocupações das mulheres trabalhadoras sejam ouvidas e atendidas.

Essa ação contou ainda com a presença da titular interina da Secretaria de Saúde (SESA), Elba Brito; do coordenador do SINDACS Bahia/FENASCE, Robson Góis; da secretária da Mulher do SINDACS, Nilza Santos; da advogada, professora de Direito Penal, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio e delegada aposentada, Iracema Silva; e da advogada e pesquisadora na Defesa e Proteção de Mulheres, Laís de Almeida Lacerda, que se dedica ao acompanhamento de mulheres em situação de violência de gênero.

O evento contou com o apoio da Central Única das Trabalhadoras (CUT), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) - (FENASCE) no debate aos impactos da violência em um momento de reflexão e luta.