3ª Mostra Pedagógica da Educação Infantil de Lauro de Freitas encanta com criatividade e aprendizado

Por: Laerte Santana
Terça, 07 de Novembro de 2023 às 15:03

3 Mostra Pedaggica da Educao Infantil de Lauro de Freitas encanta com criatividade e aprendizado

Foto: Lucas Lins


O galpão do Parque Shopping Bahia se transformou em um centro de criatividade e aprendizado durante a 3ª Mostra Pedagógica da Educação Infantil de Lauro de Freitas, nesta terça-feira (7). Organizada pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a mostra representou a culminância das atividades realizadas pelas escolas e creches da rede municipal ao longo do ano letivo.

No espaço preenchido por diversos projetos, pinturas, brinquedos criativos feitos a partir de materiais recicláveis, manifestações culturais e invenções surpreendentes, os visitantes tiveram a oportunidade de explorar exposições que destacaram não apenas o potencial criativo da comunidade escolar, mas também a conexão do aprendizado em torno do desenvolvimento e crescimento das crianças.

A 3ª Mostra Pedagógica da Educação Infantil é uma celebração da educação municipal, como destaca a secretária da Semed, Vânia Galvão. "Estamos apresentando a jornada da educação infantil, de suas escolas e creches, oportunizando a todos a chance de apreciar esse trabalho excepcional das nossas unidades educacionais. Esta exposição destaca o incrível esforço dos profissionais da educação, dos alunos e seus responsáveis, proporcionando à sociedade uma visão única do trabalho educacional em Lauro de Freitas”, disse.



Segundo Dinalva Moreira, coordenadora da Educação Infantil, a mostra apresenta o resultado de três temas desenvolvidos no ano letivo. "Realizamos a primeira mostra em 2019, antes da pandemia. Depois fizemos em 2022 e agora neste ano. Em 2023 trabalhamos no primeiro trimestre a temática da identidade, emoções e sentimentos. No segundo, enfocamos a cultura regional e local, examinando a cultura infantil e as relações. E no terceiro trimestre, colocamos em destaque os direitos da criança e seus valores. Esses pilares serviram como guia para a criação do que estamos compartilhando hoje: um projeto que integra toda a comunidade escolar”, relatou. 

Entre os trabalhos educacionais, a Escola Municipal de Capiarara mostrou o projeto “Reciclar e Brincar na Escola”. A coordenadora da unidade, Jandira Santos, explica que a iniciativa buscou explorar a criatividade. "Nosso projeto se baseou na ideia de integrar o ato de brincar com a preocupação com o meio ambiente, unimos esses dois conceitos. Coletamos materiais do ambiente natural e os reutilizamos na criação de brinquedos. Neste processo, envolvemos não apenas os professores e alunos, mas também os auxiliares e, além disso, incentivamos a participação dos pais, que se envolveram em casa com seus filhos. Realizamos uma exposição na escola e agora trazemos esse projeto para a Mostra Pedagógica”.

Moradora da Itinga, Beatriz Vieira, ficou encantada com a mostra. “Estou acompanhando minha irmã Eloá, ela tem cinco anos e estuda na Creche Ismael Ornelas. Além de ver as atividades da creche dela, achei muito interessante o que todas as escolas preparam, achei tudo muito criativo”, avaliou.