56 escolas da rede municipal de Lauro de Freitas são contempladas com kits esportivos

Por: Neison Cerqueira

56 escolas da rede municipal de Lauro de Freitas são contempladas com kits esportivos


A união da educação com o esporte torna o aprendizado para crianças e adolescentes mais prazeroso. Além disso, também garante que os estudantes se tornem mais empenhados e dedicados à vida escolar. Entendendo a importância de fortalecer esse elo, 56 escolas da rede municipal de Ensino de Lauro de Freitas foram contempladas com kits esportivos para alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, após a ‘Formação Continuada em Esporte Educacional’.

A parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com o Instituto Educação e Esportes (IEE) e a CCR Metrô Bahia, oportunizou que 87 professores do componente curricular da Educação Física Escolar participassem do ‘Curso de Formação do Esporte Educacional na Escola do Instituto Esporte e Educação’, que está em sua segunda edição. Os docentes concluíram o curso e foram aprovados no “Projeto Formação IEE”.

O curso foi dividido em quatro módulos: Princípios do Esporte Educacional; Didática; Pedagogia do Jogo e Sistema Didático Protege. Ana Paula Soares, articuladora da SEMED, falou sobre o projeto e da importância para os alunos. “Temos visto a diferença nas aulas ministradas a partir desse projeto, onde os professores já estão colocando em prática a caixa de ferramentas na pedagogia do jogo, utilizando uma nova didática e o sistema protege como estratégia metodológica aplicada aos princípios do esporte educacional, como inclusão e diversidade, onde os alunos têm vivenciado experiências de aprendizagens exitosas, aplicando a construção coletiva e exercitando a autonomia, levando os estudantes do 1º ao 9º ano a protagonizarem o saber”, declarou. 

“Investimos no tempo de estudo, na aprendizagem de uma nova metodologia, no planejamento em grupo e aplicação nas aulas em 56 unidades escolares envolvidas nesse projeto, onde 87 professores de educação física escolar estão finalizando no ano 1 para avançar com qualidade em 2025 com a proposta do ano 2 com a rede multiplicadora”, completou Ana Paula.