CRAM Lélia Gonzalez realizou ação de valorização e empreendedorismo feminino
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Quinta, 27 de Março de 2025 às 14:02
Ações voltadas à valorização do público feminino estão no calendário do Mês da Mulher. Entre essas atividades, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), promoveu um café da manhã, nesta quinta-feira (27/3), para as assistidas no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Lélia Gonzalez, um serviço público que oferece apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
O equipamento está localizado na Praia de Pajussara, em Vilas do Atlântico, e conta com atendimento psicológico, social e jurídico. A secretária da SEMPADHIR, Margeoire Neves Mendes participou do café e destacou sua alegria de estar em um evento que, segunda ela, “reconhece e fortalece o papel fundamental da mulher na sociedade”. Ainda de acordo com a gestora da pasta, “esse é um mês não apenas para homenagear, mas também para impulsionar, capacitar e incentivar novas possibilidades para o futuro”.
O evento é uma iniciativa conjunta entre o CRAM Lélia Gonzalez, um equipamento vinculado a Superintendência de Políticas para Mulheres; e a 2E Escola de Empreendedorismo, que é uma instituição privada do município, com inovadora iniciativa social, Empreendedorismo, Mulher & Legado, com treinamentos teóricos e práticos para mulheres através da sua formação básica empreendedora, com certificação. O objetivo central é formar mulheres em situação de violência, reforçando a autoestima e sendo um instrumento de cura. A ação ainda contou com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Essa abordagem visa empoderar as mulheres para que, cada uma delas, possa vislumbrar novos caminhos que ajudem a gerar renda, promover crescimento pessoal e, acima de tudo, garantir maior autonomia e a capacidade de transformar a própria realidade.Também foram realizadas atividades voltadas ao autocuidado, com o intuito de elevar a autoestima, com direito a maquiagem, dança circular terapêutica, som ao vivo e roda de conversa, voltada ao fomento do empreendedorismo.