Durante missa solene, fiéis celebram o padroeiro de Lauro de Freitas
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Quarta, 15 de Janeiro de 2025 Ã s 14:02
Com alegria e fé, o município de Lauro de Freitas celebrou, nesta quarta-feira (15/1), a festa do seu padroeiro, Santo Amaro de Ipitanga, na paróquia a ele dedicada, localizada no centro da cidade. A programação contou com a alvorada, às 6h, seguida da Celebração Eucarística, às 6h30.
O arcebispo de São Salvador da Bahia, primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, presidiu a Missa Solene e deixou uma mensagem de paz, fé, devoção e amor ao povo da cidade. A igreja estava lotada de fiéis, entre eles, Marlene Rabelo, de 82 anos, que falou da sua devoção. "Meu filho nasceu no dia do padroeiro Santo Amaro de Ipitanga, 15 de janeiro, há 53 anos. Minha devoção começou quando vim morar nessa cidade há quase 60 anos, desde então não perco esse momento de fé na comunidade ", revelou.
As autoridades do município também marcaram presença na missa, como o vice-prefeito e titular da Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Lazer, Mateus Reis. "Hoje é um dia de grande alegria, comemoramos 417 anos de história, cultura, devoção e fé. Nossa cidade já foi chamada pelo nome do santo, então é histórico estarmos aqui celebrando esse legado do povo laurofreitense. Nossa prefeita Débora está muito gripada, eu estive com ela mais cedo estamos aqui hoje representando também essa grande mulher", informou o gestor.
Além do secretariado municipal, marcaram presença os deputados João Leão e Pedro Tavares, federal e estadual respectivamente; e o presidente da Câmara municipal de Lauro de Freitas, vereador João Raimundo Damasceno, conhecido como Juca, e demais colegas da Casa Legislativa. Ao final da missa, uma carreata saiu da Matriz seguindo pelas ruas da cidade até a Comunidade São Pedro.
Por volta das 16h, os fiéis farão o caminho de volta, saindo da Comunidade São Pedro, em procissão, até a Matriz. A Missa de encerramento dos festejos será em homenagem a todos os devotos, às 17h, seguida de um show oracional na praça.