Gestão e Ministério da Saúde tratam o Novo PAC 2025 em Brasília

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Quarta, 21 de Maio de 2025 às 16:04

Gestão e Ministério da Saúde tratam o Novo PAC 2025 em Brasília

Foto: Foto Arquivo


Em mais uma ação estratégica visando impulsionar o desenvolvimento do município, representantes da Prefeitura de Lauro de Freitas foram recebidos, nesta quarta-feira (21/5), na sede do Ministério da Saúde, em Brasília. A reunião teve como foco o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC 2025), iniciativa do governo federal para acelerar o crescimento econômico, reduzir desigualdades e promover inclusão social por meio de investimentos em infraestrutura e serviços públicos em diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura social e outros eixos.

A comitiva municipal foi representada pela chefe da Casa Civil, Fátima Barbosa, e pelo titular da Secretaria Municipal de Administração (SECAD), Tássio Azevedo, que reforçaram a importância do diálogo com o governo federal para garantir melhorias na saúde pública do município. "O Novo PAC prevê investimentos significativos também na área da saúde, com a construção de novas estruturas e a modernização dos serviços para que nossa população tenha acesso ao atendimento de maior qualidade", destacou Fátima Barbosa, durante a visita.

Em Lauro de Freitas, as prioridades do PAC, que visam fortalecer a rede de saúde são a construção de uma Policlínica, em terreno público; também está prevista a construção de um CAPS tipo II, com sede própria, para cuidados em saúde mental; e a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) porte 4, no bairro de Portão. Além disso, prevê a aquisição de 11 kits de telessaúde e 11 kits de equipamentos tecnológicos para as UBSs, que possibilitarão aos profissionais da atenção primária o suporte de médicos especialistas, ampliando a resolutividade e eficiência dos serviços oferecidos.

A expectativa é que, com esses projetos, Lauro de Freitas avance ainda mais na qualidade do atendimento em saúde, reduzindo filas e garantindo acesso digno aos serviços, conforme afirma Tássio Azevedo. "Encontramos a cidade com estruturas sucateadas, sobretudo na saúde. Desde então, estamos trabalhando para superar essa realidade. Estamos otimistas com esse diálogo. O Ministério da Saúde demonstrou sensibilidade às nossas demandas", enfatizou.

O PAC é uma importante ferramenta para os municípios buscarem recursos e investimentos. A Prefeitura seguirá divulgando os avanços no programa com transparência e compromisso com a população. Os secretários municipais estão em Brasília desde a última segunda-feira (19/5), acompanhando a prefeita Débora Regis na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.