Gestão promove 2º encontro com Comissão de Mães Atípicas

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Terça, 01 de Abril de 2025 às 15:03

Gestão promove 2º encontro com Comissão de Mães Atípicas

Foto: Foto Arquivo


Com a proposta de esclarecer dúvidas, acolher demandas e fortalecer o diálogo com as famílias de crianças neurodivergentes, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das secretarias de Saúde (SESA) e Educação (SEMED), promoveu o segundo encontro com a Comissão de Mães Atípicas do município. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (1º/4).

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a escuta ativa e a construção de políticas públicas inclusivas e efetivas. Durante o encontro, também foram debatidas as ações que serão realizadas ao longo do mês de abril, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A administração reforçou que a porta de entrada para os atendimentos segue sendo a Atenção Básica, integrada aos demais níveis de cuidado e promovendo a transversalidade entre as áreas da Saúde e da Educação.

A titular da SEMED, Tamires Andrade, reafirmou o compromisso com um futuro mais inclusivo. “Nosso objetivo é fortalecer essas crianças hoje para que, no futuro, tenhamos adultos neurodivergentes autônomos e desenvolvidos. Estamos pactuando uma atuação transversal, com foco no acolhimento e no acompanhamento pedagógico adequado.”

A secretária interina de Saúde, Elba Brito, reforçou o compromisso da gestão com a inclusão e o cuidado integral. “Esse diálogo com as mães atípicas é reflexo do compromisso da gestão da prefeita Débora Régis, que nos orienta a trabalhar de forma integrada, com escuta ativa e acolhimento real. A transversalidade entre Saúde e Educação não é apenas um ideal é uma prática necessária para garantir uma política de assistência mais humana, acessível e eficaz. Estamos empenhados em construir, junto com as famílias, uma rede de cuidados mais sólida, contínua e empática para todas as crianças do nosso município”.

Durante o encontro, gestoras técnicas interagiram e apresentaram contribuições significativas com foco no desenvolvimento de ações que promovam o diagnóstico precoce. Na oportunidade, ainda tiveram destaque o tratamento adequado e a educação integrada, para fortalecer ainda mais a rede, por meio do acolhimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A iniciativa da gestão visa contribuir, fortalecer e garantir o desenvolvimento integral da criança, respeitando suas especificidades.

Presente na reunião, Ana Cruz, representante das famílias nos Conselhos Municipais de Educação, de Merenda Escolar e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD), destacou a importância do momento. “Estou aqui com minha amiga Andréia; somos mães atípicas. Represento famílias que acompanho nas escolas, contribuindo para que a gestão municipal construa uma comunicação mais eficaz, com menos sofrimento para as famílias e mais acolhimento por parte do poder público”.

Representando o grupo Amor Infinito, Nicoly Fernanda Seixas agradeceu pela continuidade do diálogo. “Estamos na segunda reunião com a gestão, o que tem trazido avanços positivos, especialmente para nosso grupo. O acolhimento na saúde tem sido essencial para que as mães se sintam acompanhadas. Reconhecemos o esforço da gestão em construir um SUS mais qualificado”.

Na oportunidade, o encontro possibilitou trocas de experiências entre representantes de grupos, gestores e técnicos das duas esferas, Saúde e Educação.