Jovens de Lauro de Freitas participam da 21º Escuta Social para o Plano Estadual de Juventude
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Quinta, 14 de Agosto de 2025 Ã s 15:03
Com objetivo de atualizar o Plano Estadual de Juventude, previsto na Lei 12.361/2011, e ouvir as demandas sociais, culturais, econômicas e tecnológicas dos jovens, foi realizada nesta quinta-feira (14/8), no Cineteatro de Lauro de Freitas, a 21º Escuta Social. O evento, que contou com apresentações e debates, teve a participação de cerca de 200 estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino que colaboraram com ideias pertinentes à ação estratégica.
A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Relações Institucionais do Estado, através da Coordenação Geral de Políticas de Juventude (COJUVE) e o Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE), em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE) e o Conselho Municipal de Juventude.
O vice-prefeito e gestor da SECULJE, Mateus Reis, destacou a parceria entre as instituições públicas. “É muito importante a Prefeitura de Lauro dar esse apoio para que os jovens do nosso município possam opinar, dialogar, e debater o que esperam de políticas públicas no Estado da Bahia, nas mais diversas áreas, seja ela na educação, saúde, e na cultura”, sinalizou Mateus.
De acordo com o diretor da Juventude da pasta, Kevin Chaves, esse é o momento de voltar o olhar para os anseios dos jovens da cidade. “Fazendo esse intermédio, e trazendo essa escuta para o nosso município, nós valorizamos a opinião do jovem, as ideias, o pensamento crítico, para desenvolver políticas públicas de qualidade que possam transformar de fato a cidade, ou seja, colocar esses jovens como protagonistas”, disse.
O estudante Caio Bunes, de 15 anos, destacou o evento como proveitoso. “Eu acho interessante que agora estamos tendo essas oportunidades, de ter mais entendimento sobre os nossos direitos e deveres, e isso vai nos ajudar na vida e também na escola”. Quem também gostou do evento foi Ayana Macena, de 14 anos.
“Aqui nós podemos aprender mais sobre os jovens, e também colaborar para um futuro melhor, com mais respeito, dignidade e oportunidades”, falou Caio.
Além dos alunos do município, também participaram da atividade jovens lideranças e organizações dos movimentos sociais e estudantil de Lauro de Freitas.