Lançado, livro colaborativo de poesias 'Asas para o Futuro' enaltece protagonismo dos alunos da rede municipal

Por: Yandra Barros
Sexta, 03 de Maio de 2024 às 12:12

Lanado, livro colaborativo de poesias 'Asas para o Futuro' enaltece protagonismo dos alunos da rede municipal

Foto: Andressa Oliveira


O lançamento oficial do livro “Asas para o Futuro”, escrito de forma colaborativa pelos alunos do 5º ano B e C, e organizado pela professora Ana Paula Brito da Escola Municipal Sonia Maria Pereira de Brito, em Itinga, aconteceu nesta sexta-feira (03). O evento foi marcado não apenas pela divulgação da obra, mas também pelo reconhecimento do protagonismo dos alunos e o poder transformador da literatura na vida das pessoas. 

Brenda Moura, de 12 anos, que tem o sonho de ser escritora, contou como surgiu a ideia para o nome do livro que foi aprovado por toda turma. “Foi durante a escola, aí eu pensei e fui escrevendo e deu nessa ideia do nome “Asas para o Futuro”. A ideia veio porque tem tudo a ver com o projeto, com os poemas”. A manicure, Rute Moura, falou com satisfação da filha. “Tenho muito orgulho, ela é muito dedicada em tudo que faz, aprendeu a escrever com apenas 4 anos”.



A secretária municipal de educação, Vânia Galvão, ressaltou a importância de incentivar projetos como esse. “Sem dúvida alguma eu considero um projeto extremamente importante e necessário. Isso é fruto de um projeto coletivo, que foi construído ouvindo as crianças. Nós temos que incentivar, isso representa muito para nossos alunos, representa muito para nossa educação. Isso pode fazer com que nossas crianças passem ter um gosto maior pela leitura, saiam um pouco dos eletrônicos e tenham um interesse maior pela leitura”. 

Já a professora Ana Paula, não disfarçou a alegria de lançar o livro. “Está sendo para mim muito emocionante, já chorei hoje, estou muito feliz de fechar esse ciclo com as famílias, com os alunos, e estarmos aqui hoje lançando esse livro. É muita alegria”.



O livro repleto de ilustrações, é finalizado com o texto escrito pelo aluno Wesley Santos. “Todas as crianças têm que ter uma casa, comer muito bem e crescer com saúde e alegria”, disse ele, ressaltando que após participar do projeto desenvolveu o costume de ler livros. “Agora quando estou em casa sempre pego um livro para ler. Foi muito legal escrever, aprendi e agora tenho um livro para mostrar à minha mãe” contou orgulhoso.