Lauro de Freitas adere ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Por: ASCOM - SEMED
Quinta, 06 de Junho de 2024 às 15:03

Lauro de Freitas adere ao Compromisso Nacional Criana Alfabetizada

Foto: ASCOM / SEMED


Nesta quinta-feira (6), a Secretaria Municipal de Educação lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em Lauro de Freitas. A adesão do município ao programa nacional dá um passo significativo para a melhoria da educação infantil, consolidando o compromisso local com a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. O evento foi realizado no auditório do Dual Medic e Business.

O programa, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), visa garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, promovendo uma educação de qualidade e equitativa. O MEC destaca que, para alcançar esses objetivos, serão adotados indicadores de desempenho como a avaliação contínua das habilidades de leitura e escrita dos alunos, a capacitação contínua dos professores e a implementação de materiais didáticos específicos e adequados.

A Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas reafirmou seu compromisso com a qualidade do ensino, destacando que a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é parte de um esforço contínuo para elevar os padrões educacionais e garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação que lhes permita desenvolver todo o seu potencial. "Estamos trabalhando incansavelmente para proporcionar uma educação de qualidade para todos os nossos alunos”, disse Vânia Galvão, secretária de Educação.

O lançamento foi enriquecido com uma apresentação cultural vibrante das crianças da Escola Municipal Vila Nova de Portão, que trouxeram ao palco o tradicional Boi Tricotado. A apresentação cultural não só abrilhantou o evento, mas também ressaltou a importância de integrar a cultura local no processo educativo, valorizando a identidade e a diversidade cultural do município.

Durante o evento, Antônia Geni, articuladora do Compromisso em Lauro de Freitas e integrante do quadro técnico da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), destacou a relevância da iniciativa: "Estamos comprometidos em transformar a realidade educacional do nosso município. A adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um passo fundamental para garantir que todas as nossas crianças tenham a oportunidade de desenvolver plenamente suas habilidades de leitura e escrita desde cedo."

Com esta iniciativa, Lauro de Freitas dá um importante passo em direção à melhoria da qualidade do ensino e à promoção de uma educação mais inclusiva e eficiente para todas as crianças do município.