Lauro de Freitas avança na educação com climatização, infraestrutura e inclusão em 100 dias de gestão

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Terça, 08 de Abril de 2025 às 11:11

Lauro de Freitas avança na educação com climatização, infraestrutura e inclusão em 100 dias de gestão

Foto: Jean Victor / Tiago Pacheco


Nos primeiros 100 dias de governo, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), demonstrou um compromisso firme com a melhoria da qualidade do ensino, investindo em infraestrutura e inclusão. As ações ao longo dos primeiros meses buscaram reverter um cenário de descaso de anos, oferecendo condições dignas para alunos e profissionais. 

Um dos destaques foi a climatização das salas de aula, essencial diante das altas temperaturas. Até o momento, 611 ambientes já receberam aparelhos de ar-condicionado, enquanto outras 77 unidades estão em processo de instalação. Além do conforto térmico, a Rede Pública Municipal de Ensino ganhou 3 mil conjuntos de mesas e cadeiras, bem como a recuperação de 446 mobiliários danificados, garantindo segurança e funcionalidade. 

As manutenções também foram priorizadas, com intervenções em todas as 81 escolas da rede. Desde pequenos reparos, como pintura e ajustes em portões, até reformas mais complexas em sistemas elétricos e hidráulicos, os trabalhos atenderam a 117 demandas registradas pelo Departamento de Manutenção da SEMED. Um dessas demandas foi o Almoxarifado Central, um espaço subutilizado, que foi revitalizado, transformando-se em uma oficina de consertos de mobiliário escolar. 

A frota de transporte escolar foi reforçada com um novo ônibus, entregue durante o 8º Encontro de Prefeitos da Bahia, em janeiro. Na área pedagógica, 545 profissionais foram convocados via processo seletivo simplificado para atuar na Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com previsão de mais 121 contratações.

Em um compromisso com a transparência, a prefeitura, por meio da portaria nº46, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nº 3178, de 3 de abril, reestabeleceu o cronograma de convocação de concurso público vigente, na área da educação para professores municipais. Além disso, a SEMED está proporcionando estágios para estudantes de pedagogia, com bolsa no valor de R$950,00 e carga horária de 30 horas semanais, inscritos no Capacitação, Inserção e Desenvolvimento (CIDE).

Eventos como a Jornada Pedagógica 2025 reuniram educadores, sindicatos e autoridades para debater estratégias de ensino, enquanto a participação no 1º Encontro de Secretários de Educação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) trouxe à tona discussões sobre empreendedorismo na sala de aula. A inclusão também ganhou espaço com a inauguração de uma Sala de Recursos Multifuncional na Escola Esfinge, em Areia Branca, atendendo alunos com deficiências e altas habilidades. 

Iniciativas inovadoras, como a doação de kits de robótica em Lego para o Instituto de Educação Profissional Eurides Santanna, localizado no bairro Jardim Cidade Nova, vão facilitar o aprendizado em ciências; enquanto a aplicação da Prova Caed permite diagnosticar o desempenho dos estudantes e direcionar estratégias pedagógicas mais eficientes. Enquanto isso, projetos como o Recuperar Saber, realizado na Escola Municipal Solange Coelho, em Itinga, avaliam conhecimentos em português e matemática para melhorar a transição entre ciclos. 

O empenho dos alunos da Escola Municipal Santa Júlia foi reconhecido em cerimônia que premiou medalhistas em olimpíadas de educação financeira e eficiência energética.  Parcerias foram pensadas para beneficiar os alunos, a exemplo do clube da Associação dos Funcionários Públicos da Bahia (AFPEB), na Avenida Santos Dumont, com piscina, campo, salão de festas e atividades recreativas, cuja parceria foi restabelecida, permitindo que os alunos tenham acesso para aulas e atividades extracurriculares. Ações de colaboração também aconteceram em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e com o Vilas Tênis Clube e Escola WINNER para proporcionar atividades esportivas, incluindo alunos Surdos. 

Com a cartilha Vozes Estudantis, desenvolvida em parceria com a Coordenação-Geral de Políticas de Juventude (Cojuve), a gestão incentiva o protagonismo juvenil, fortalecendo grêmios estudantis em seis escolas e expandindo a participação democrática. Os avanços desses primeiros meses refletem um esforço coletivo para construir uma educação mais justa, inclusiva e de qualidade em Lauro de Freitas.