Lauro de Freitas é contemplada com o Programa 'Corra pro Abraço'; edital sai nesta sexta-feira (26)

Por: Yandra Barros
Quinta, 25 de Abril de 2024 às 14:02

Lauro de Freitas  contemplada com o Programa 'Corra pro Abrao'; edital sai nesta sexta-feira (26)

Foto: Mateus Pereira /Gov BA


A cidade de Lauro de Freitas será uma das contempladas com a expansão do Programa ‘Corra pro Abraço’. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã desta quinta-feira (25), no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC). A iniciativa com investimento de R$10,6 milhões, ocorrerá por meio de chamada pública e é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal.

Durante o lançamento do edital, o governador Jerônimo Rodrigues falou da coragem de fazer essa agenda e reforçou que o programa tem a intenção de ajudar e de oferecer oportunidades reais de mudança para a população em situação de rua. “A população em situação de rua, é uma população violentada, por mais que a gente passe, faça um gesto, ofereça uma água, uma roupa, uma alimentação, é importante, um gesto de responsabilidade e caridade. Mas, é preciso que nós juntos possamos encontrar saídas para habitação, emprego, para renda, para assistência médica. Então, hoje lançamos um edital para contratar organizações para que eles possam promover projetos e trabalhos socioeducativos para essa população. Então, no diário oficial desta sexta-feira (26), será publicado o chamamento e o processo de licitação e até o meio de julho nós contrataremos essas entidades para iniciar o trabalho nesses quatro municípios”.

A prefeita Moema Gramacho, que esteve presente no evento, relembrou sua passagem na secretaria de Desenvolvimento Social e o apoio na criação da lei n°12.947/2014. “Esta lei deu uma colaboração muito importante para diversos programas como o ‘Corra pro Abraço’. E o Corra para o Abraço, sendo ampliado e sendo trazido de novo para Lauro de Freitas, é fruto do entendimento do governador de garantir os direitos humanos. São políticas públicas importantíssimas para que hoje possamos estar aqui trazendo coisas positivas para nosso município. Todos e todas podem, basta querer e ter políticas públicas que contemplem essa população”.

Foto: Lucas Lins 

Joadson Lima, que já foi beneficiado com as ações do Programa, comemorou a retomada para Lauro de Freitas. “Já participei desse programa, e eu estou extremamente feliz de saber que estamos com o Corra para o Abraço de volta para Lauro de Freitas. Hoje, graças a esse programa, eu estou presidente da associação do bairro que moro. E para quem vive na periferia, sabe que as oportunidades são totalmente o oposto disso, todos aqui sabem a realidade das comunidades e as propostas que a gente recebe. Através do Corra, troquei essas propostas ilusórias por um futuro para mim e para minha comunidade”.

As ações de promoção da cidadania e dos direitos humanos conduzidas pelo Programa Corra pro Abraço serão ampliadas para quatro cidades baianas. Os serviços estaduais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou em uso abusivo de álcool e outras drogas também chegarão à Juazeiro, Barreiras e Porto Seguro.