Lauro de Freitas encerra campanha do Outubro Rosa com entrega da requalificação da USF Espaço Cidadão em Itinga

Por: Laerte Santana
Terça, 31 de Outubro de 2023 às 14:02

Lauro de Freitas encerra campanha do Outubro Rosa com entrega da requalificao da USF Espao Cidado em Itinga

Foto: Lucas Lins


A campanha Outubro Rosa de Lauro de Freitas foi encerrada com a entrega da requalificação da Unidade de Saúde da Família Espaço Cidadão e a realização de exames no Ônibus da Saúde, nesta terça-feira (31). A cerimônia marcou a conclusão de um mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A prefeita Moema Gramacho fez a entrega das melhorias na USF, situada no bairro de Itinga, enquanto a unidade móvel prestou serviços de mamografia e eletrocardiograma para mulheres da comunidade.

Além de prestigiar as novas instalações da USF, a prefeita Moema Gramacho destacou o serviço prestado pelo Ônibus da Saúde, que percorreu todas as USFs do município e realizou 520 mamografias e cerca de 500 exames de eletrocardiograma, no mês. "Com a finalização da campanha é bom lembrar que a prevenção não deve se limitar a um único mês. A prevenção é um compromisso diário, e este mês é dedicado a nos alertar sobre a importância da detecção precoce. Ainda perdemos mulheres para o câncer de mama, mas é preciso enfatizar que, quando detectado cedo, há chances reais de cura. Posso afirmar isso com convicção, pois sou uma sobrevivente e continuo a me cuidar”, disse. 

A requalificação da USF Espaço Cidadão possibilitou a abertura de mais um consultório odontológico e dois indiferenciados, sala de administração e a criação de uma Central de Materiais Esterilizados (CME), além da reforma em outros consultórios já existentes e demais partes da estrutura. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) vai realizar mais entregas de melhorias em unidades de saúde. Nesta quarta-feira (1º), é vez da reforma da USF Caji/Vida Nova, e na próxima segunda-feira (06), a requalificação da unidade Noel Alves, em Portão. 



O secretário de Saúde, Augusto César Pereira, enfatizou que a requalificação da USF Espaço Cidadão representa mais uma oportunidade para melhorar a saúde em Lauro de Freitas. "Além de reforçar os serviços de prevenção ao câncer de mama ao longo do mês, hoje encerramos a campanha com a entrega das melhorias na unidade de saúde, que passou por uma reforma completa, incluindo climatização e ampliação dos consultórios, fazendo com que nossa saúde avance cada vez mais”, ressaltou. 

Já nos atendimentos do Ônibus da Saúde, Elionete Silva conta que faz o exame de mamografia todos os anos na campanha. "Tenho 64 anos e sei que a prevenção é fundamental e eu incentivo todas as mulheres a não deixarem de fazer seus exames de mamografia regularmente, porque essa é a melhor maneira de detectar precocemente o câncer de mama e aumentar as chances de um tratamento bem-sucedido. Cuidar de nossa saúde é um gesto de amor próprio”, a mulher deixou uma mensagem.