Lauro de Freitas inicia vacinação contra poliomielite nesta segunda-feira (27); confira locais

Por: Yandra Barros
Segunda, 27 de Maio de 2024 às 12:12

Lauro de Freitas inicia vacinao contra poliomielite nesta segunda-feira (27); confira locais

Foto: Wandaick Costa


A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), iniciou, nesta segunda-feira (27), a campanha de vacinação contra a poliomielite, destinada a crianças menores de 5 anos. A ação faz parte da Campanha Nacional, que segue até 14 de junho, com destaque para o dia 8 do mesmo mês, onde haverá o Dia D da vacinação contra a doença.

Com uma meta de vacinação de 95%, o imunizante será ofertado em todas as unidades de saúde do município, como explicou Rita Menezes, Superintendente da Vigilância à Saúde. “A campanha de vacinação da pólio iniciou, sendo o Dia D em 08 de junho, e é realizada em todas as 16 USFs, além da sala de vacinação do Parque Shopping Bahia”.

A campanha de vacinação contra a Poliomielite destaca-se como uma medida preventiva essencial. De acordo com Rita Menezes, apesar do país não apresentar mais casos desde a década de 80, por orientação do Ministério da saúde a campanha permanece. “A poliomielite está sendo erradicada, o último caso foi em 1989, em Pernambuco, mas por conta da globalização a gente continua na vigilância, pois o Afeganistão e Paquistão ainda têm casos”. 

As crianças com menos de 1 ano deverão receber a vacina conforme o esquema primário, que inclui três doses da vacina inativada poliomielite (VIP). As demais crianças, de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias, serão vacinadas com a forma oral (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com a VIP. “A vacina está em processo de mudança, essa é a última vez que será ministrada em gotinha”, frisou a superintendente.

Os munícipes podem se dirigir a um dos postos de vacinação, localizados nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 15h, além da sala de vacinação no Parque Shopping Bahia, de segunda a sábado das 10h às 20h.

A Pólio

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.