Participação do público é destaque no 2º dia da 15ª Conferência de Assistência Social
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Sexta, 08 de Agosto de 2025 Ã s 15:03
Em mais uma etapa de debates sobre o cuidado com a população, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), realizou nesta sexta-feira (8/8), o segundo dia da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Lauro de Freitas, localizado na Rua São Cristóvão, bairro de Itinga.
O evento, que registrou participação expressiva do público, reforçando a importância do tema para a comunidade, foi direcionado para usuários de programas sociais, trabalhadores do setor, gestores públicos e representantes da sociedade civil, teve como destaque nesta sexta a escolha dos delegados, e o debate acerca dos eixos da conferência como: Universalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Aperfeiçoamento contínuo do SUAS; Integração de benefícios e serviços socioassistenciais; Gestão democrática, informação do SUAS e comunicação transparente; Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento; entre outros.
Para o representante do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Adalberto João, 73 anos, essa é uma oportunidade de os usuários poderem colocar as suas sugestões. “Esse evento é importante porque é um canal que traz uma oportunidade à sociedade, principalmente aos usuários, que muitas vezes não têm espaços para se manifestar. Aqui, a administração se reúne com os usuários e nos dá a oportunidade de trazer diversas sugestões e propostas para, em conjunto, em harmonia, fazermos uma seleção para beneficiar toda a população”, disse o conselheiro.
Usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Itinga I, a artesã Cynthia Trindade, 47 anos, disse está muito feliz pelo evento, e diz que espera que as mulheres possam ser contempladas no debate. “Estou muito feliz com essa oportunidade. Inclusive, estou incentivando todas as amigas do CRAS para que elas aproveitem essa oportunidade, para externar essas necessidades, para somarem com ideias, com inovações, falarem também dos pontos positivos. Eu estou muito esperançosa e com grande expectativa para que tragam mais qualificações profissionais para essas mulheres”, ressaltou.
A conferência integra as etapas preparatórias para a Conferência Estadual e, posteriormente, para a Nacional, com o objetivo de avaliar e propor avanços na área da Assistência Social.