População aprova mutirão de mamografias para rastreamento do câncer de mama
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Sábado, 12 de Abril de 2025 às 15:03
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), iniciou neste sábado (12/4) um mutirão de rastreamento do câncer de mama. A ação, que foi aprovada pela população, tem como principal objetivo a detecção precoce da doença, aumentando as chances de um tratamento eficaz e, consequentemente, de cura. O mutirão segue até o dia 3 de maio e oferece uma importante oportunidade de cuidado com a saúde das mulheres do município.
Durante o lançamento da ação deste sábado, realizado no bairro de Itinga, em frente ao Colégio Municipal 2 de Julho, a prefeita Débora Régis fez questão de estar presente e na oportunidade destacou a importância do cuidado com a saúde da mulher. “Hoje iniciamos o rastreamento do câncer de mama. Serão 15 dias de atendimentos. Quero convidar todas mulheres a irem até o posto de saúde mais próximo para realizar o agendamento. Essa é uma oportunidade de cuidado e prevenção que não pode ser deixada de lado.”
A moradora Rita Maria, que participou da ação, compartilhou sua experiência. “Estou aqui mais uma vez para realizar minha mamografia. É uma ação muito bonita da Prefeitura de Lauro de Freitas. Agradeço pela oportunidade e por esse cuidado com a nossa saúde. Agradeço à prefeita Débora por nos oferecer essa chance nesta manhã”, disse agradecida.
Para ter acesso ao serviço, as interessadas devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência, munidas de documento de identidade, Cartão SUS e comprovante de residência. Após o cadastro, as pacientes são encaminhadas para o atendimento especializado. Os atendimentos ocorrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h, exclusivamente mediante agendamento prévio nas unidades de saúde.
A secretária interina de saúde, Elba Brito, também reforçou a relevância da iniciativa. “Essa é uma ação muito importante. Serão 15 dias realizando exames para detecção precoce do câncer de mama, que é o tipo que mais mata mulheres em todo o mundo. Nosso foco é garantir que as mulheres façam o exame, pois a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura”.
Outra moradora, dona Anita Souza, também ressaltou a importância da iniciativa. “Esse evento está sendo muito importante para a comunidade de Lauro de Freitas, especialmente aqui na região da Itinga. A mamografia é essencial para mulheres e esse mutirão facilita bastante o acesso. Muitas vezes, temos dificuldades para conseguir esse exame, então esse projeto veio em boa hora e está sendo muito bem recebido”.
A iniciativa integra o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama e pretende atender mais de duas mil mulheres com idades entre 40 e 69 anos. Estão sendo ofertadas 140 vagas diárias para mulheres de 50 a 69 anos e 10 vagas para mulheres de 40 a 49 anos que se enquadrem em critérios específicos, para esse segundo grupo, é necessário ter histórico familiar de câncer de mama (em mãe ou irmã), não possuir cicatriz na mama ou na axila, não ter feito mamografia pelo SUS nos últimos 12 meses e não possuir tatuagem na mama, piercing ou prótese mamária.
A realização do mutirão de mamografias reafirma o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas com a saúde e o bem-estar da população feminina. Por meio de ações preventivas como essa, o município fortalece as políticas públicas de saúde, amplia o acesso ao diagnóstico precoce e contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Cuidar da saúde das mulheres é investir em uma cidade mais justa, saudável e com mais qualidade de vida para todos.