Prefeita empossa comissão executiva do Conselho Municipal de Política Cultural de Lauro de Freitas

Por: Neison Cerqueira
Quarta, 01 de Novembro de 2023 às 15:03

Prefeita empossa comisso executiva do Conselho Municipal de Poltica Cultural de Lauro de Freitas

Foto: Lucas Lins


Com a presença da prefeita Moema Gramacho, representantes do poder público e da sociedade civil tomaram posse para o Conselho Municipal de Política Cultural de Lauro de Freitas. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º), na sala de reunião do Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF). A comissão executiva do conselho é composta pelo secretário Municipal de Cultura e Turismo, André Pereira; a vice-presidenta, Elaine Paranhos; a secretária executiva Viviane Silva; a assessoria técnica operacional, Remerson de Araújo e o assistente administrativo, Elieser dos Santos.

A prefeita falou da importância de ter um conselho democrático, o que auxilia na melhoria da condição de atuação acerca do processo de escolha. Segundo Moema, o conselho é instituído para melhorar ainda mais as gestões. "É muito importante termos um conselho de cultura de trabalha para garantir melhores condições da oferta dos serviços da cultura no município, da valorização da cultura municipal, que é tão pujante e que precisa de um olhar tão criterioso. Temos que fazer tudo para que aconteça de forma democrática, dando oportunidade aos que mais precisam através dos editais", explicou.

Moema também enalteceu o retorno da cultura no Brasil. "Através das ações que agora podem ser realizadas em parceria com Governo do Estado, e quando o Brasil voltou, voltou também a cultura com Margareth Menezes, negra e baiana. Então, para nós, as expectativas são muito melhores. E para nós em Lauro de Freitas, que já temos um Fundo de Cultura, um Conselho de Cultura, uma Secretaria de Cultura, fica muito mais fácil para conduzirmos a cultura em nosso município cada vez melhor", completou Gramacho. 

O secretário André Pereira, e agora também presidente do Conselho, reforçou as medidas tomadas pelo município e também no cenário federal para a valorização da cultura municipal em Lauro de Freitas. "Um Conselho Municipal de Políticas Culturais é uma ferramenta fundamental para que possamos regular e democratizar os recursos da cultura. O Fundo Municipal de Turismo tem previsão orçamentária e a distribuição desse recurso é feita através do controle social, que é do Conselho de Cultura. Vivemos um momento especial, que é um momento das políticas culturais do Governo Federal após o Ministério da Cultura ser recriado, com a Lei Paulo Gustavo, a Lei Aldir Blanc, onde são feitas as distribuições. E o conselho tem essa participação. É um momento raro na cultura brasileira, já que sofremos com o governo anterior, é hora de fazer a recuperação histórica. Estou feliz, pois construímos um conselho participativo e capacitado para esse processo. É o momento de trabalhar para garantir que o recurso chegue com qualidade", frisou André.