Prefeitura acolhe profissionais readaptados para diálogo

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Terça, 29 de Abril de 2025 às 14:02

Prefeitura acolhe profissionais readaptados para diálogo

Foto: Tiago Pacheco


A Prefeitura de Lauro de Freitas acolheu a demanda de professores e servidores do município e promoveu uma reunião, nesta terça-feira (29/4), a pedido da Comissão de Educação da Câmara Legislativa, com apoio do corpo técnico e jurídico da gestão municipal representada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Casa Civil. O encontro aconteceu no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF).

Na reunião, que contou com a participação da secretária da Educação, Tamires Andrade, foi possível estreitar o diálogo e promover a escuta das demandas dos profissionais readaptados da educação, que não atuam em sala de aula por problemas de saúde. O encontro também contou com a participação do subprocurador Leandro Santana, que esclareceu os aspectos jurídicos que envolvem o grupo.

Este momento reforçou o compromisso da gestão com os servidores, garantindo os direitos desses profissionais, inclusive ao pagamento de salário, que será realizado de forma integral, conforme calendário da prefeitura. A gestão garantiu ainda que não haverá cortes salariais desses servidores readaptados, conforme foi divulgado em mídias não oficiais, causando grande medo entre os envolvidos. Na reunião, também ficou instituída uma comissão mista para o acompanhamento do fluxo de readaptações da SEMED, garantindo um processo transparente e justo.

Em deliberação, com a junta médica municipal ficou acordada a suspensão temporária das reavaliações médicas, que estavam previstas para a quarta-feira (30/4). A gestão ainda ratificou que não houve convocação ordinatória por meio do Diário Oficial do Município (DOM), mas sim atendimentos por demanda aberta para a renovação dessas readaptações.

Participaram do diálogo, a chefe da Casa Civil, Fátima Barbosa; a procuradora no município, Cida Crusoé; e os vereadores que atuam na Comissão de Educação, bem como os membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF). O objetivo foi sanar quaisquer dúvidas, mostrando o compromisso da gestão municipal com a transparência das ações.