Prefeitura apresenta balanço de 100 dias de trabalho da SSPLF

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Segunda, 07 de Abril de 2025 às 16:04

Prefeitura apresenta balanço de 100 dias de trabalho da SSPLF

Foto: Jean Victor / Tiago Pacheco


Na semana que completa os primeiros 100 dias de gestão, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), apresenta um balanço com as principais ações realizadas pela pasta. A secretaria demonstrou compromisso com a segurança e o bem-estar da população, atuando com ações estratégicas, fiscalizações ostensivas, entrega de novos equipamentos, cursos e parcerias institucionais. Com um trabalho cuidadoso executado pelas equipes, a administração municipal já apresenta resultados concretos, reforçando a proteção dos moradores e a prevenção de riscos. 

Nos primeiros 30 dias, a SSPLF realizou um levantamento detalhado das condições estruturais e operacionais de suas unidades, identificando prioridades para melhorar a segurança dos servidores e a qualidade dos serviços prestados à população. Esse diagnóstico permitiu planejar ações mais eficientes e direcionadas às necessidades do município.  A atuação das equipes da SSPLF foi intensa, com fiscalizações para coibir danos à segurança pública. Destaque para a desobstrução de passagens de salva-vidas nas praias, garantindo agilidade em resgates, e para as operações conjuntas com a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR) no combate a ações clandestinas, além de parcerias com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e a Polícia Militar no enfrentamento à poluição sonora, assegurando mais tranquilidade aos moradores. 

A Defesa Civil de Lauro de Freitas teve papel fundamental ao longo desses 100 dias, com a manutenção de sinalizadores de chuva em áreas críticas como Jambeiro, Areia Branca, Itinga e Vila Nova de Portão, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). E com o monitoramento de barragens e vistorias em habitações em locais de risco, aumentando a capacidade de resposta. Realizou ainda a instalação de lona em áreas com risco de erosão, protegendo as encostas de qualquer possibilidade de deslizamento de terra.

A gestão buscou fortalecer a segurança pública por meio de parcerias com órgãos como o Exército, Polícia Militar, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Tribunal de Justiça (TJ-BA), Corpo de Bombeiros e OAB de Lauro de Freitas.  Além disso, buscou estreitar relações com a Superintendência de Telecomunicações (STELECOM) e empresa de Inteligência Artificial (IA) na busca por tecnologia avançada no enfrentamento à criminalidade. A prefeitura também ampliou o diálogo com o Centro de Operação de Inteligência (COI), o Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM) e Base Aérea de Salvador, mostrando empenho da gestão em avançar nessa área.

Dando uma devolutiva à comunidade e trabalhando para modernizar a atuação das forças de segurança, a prefeita Débora Regis e o secretário Glauber Moraes entregaram novos equipamentos, como rádios de comunicação, armas não letais (Taser), detectores de metais, viaturas e motos, ampliando a eficiência das operações.

Outra ação de destaque foram as capacitações de servidores, como o Curso Básico de Defesa Civil, que está mensalmente preparando as equipes da SSPLF para emergências. Teve também a capacitação para os agentes de Portaria, com o objetivo de aprimorar o desempenho desses profissionais.

 Os primeiros 100 dias de gestão mostram que a Prefeitura de Lauro de Freitas está empenhada em construir uma segurança pública integrada, preventiva e eficiente. Com diálogo, tecnologia e ações concretas, a administração municipal reforça seu compromisso com a proteção e a qualidade de vida de todos os cidadãos.