Prefeitura apresenta balanço do 1° quadrimestre de 2024; IPTU teve maior arrecadação da história

Por: Yandra Barros
Quinta, 23 de Maio de 2024 às 12:12

Os dados do índice de pessoal, aplicação dos recursos na educação, na saúde, o comportamento do orçamento, o resultado da arrecadação e despesas referentes ao 1° quadrimestre de 2024, foram apresentados à população pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), nesta quinta-feira (23). A audiência pública foi transmitida no canal da Prefeitura no Youtube, direto da Câmara de Vereadores.

O secretário da SEFAZ, Luiz Cláudio Guimarães reforçou o objetivo da audiência “Nosso objetivo é apresentar como se comportou a cidade em termos de trabalho e de toda nossa atuação. Esse momento é muito importante, é um balanço, o que temos como receita e como despesa”.

No período de janeiro a abril, a arrecadação foi de R$348.454.205,28, atingindo 33,49% da estimativa anual, o que representa um aumento de 16,80%, em relação ao mesmo período do ano passado. Avaliando as receitas tributárias, relacionadas aos impostos, taxas e contribuições, a arrecadação chegou a 31,80% da receita do período, e se comparado ao 1° quadrimestre de 2023 teve um crescimento de 12,25%. O IPTU teve a melhor arrecadação da história de Lauro de Freitas, chegando a R$50 milhões, um resultado de 58,15% sobre o previsto para o exercício.

Os investimentos em educação chegaram a 37,53%, o que significa uma aplicação de R$31 milhões a mais que o previsto. Na saúde, o investimento foi de 24,78%, com uma despesa aplicada superior a R$60 milhões. Augusto César Pereira, presidente da comissão de finanças e ex-secretário de saúde do município, falou sobre o percentual. “Deixo claro que com essa diminuição, [a cidade] não perdeu qualidade de serviço, pelo contrário aumentou a oferta de serviços públicos na área de saúde, e claro o equilíbrio financeiro foi colocado aqui é evidenciado nesses números”, frisou.

Na oportunidade, o titular da SEFAZ destacou a posição da cidade no ranking nacional dos municípios de despesas e receitas. “Lauro de Freitas está entre os 100 municípios, sendo o 88° em arrecadação de ISS, de TBI e em repasse de FPM. Isso quer dizer que, em uma visão nacional, a cidade reproduz uma visão de conhecimento e é uma cidade com pujança de crescimento econômico”, destacou.