Prefeitura de Lauro de Freitas entrega salas de recursos multifuncionais em escolas de Itinga e Portão

Por: Neison Cerqueira
Quinta, 06 de Junho de 2024 às 16:04

Prefeitura de Lauro de Freitas entrega salas de recursos multifuncionais em escolas de Itinga e Porto

Foto: Lucas Lins


Mais duas salas de recursos multifuncionais (SRM) foram entregues nesta quinta-feira (6) pela Prefeitura de Lauro de Freitas. Por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a implementação das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que tem estudantes da educação especial como público-alvo, aconteceu nas escolas municipais São Judas Tadeu, na Itinga, e na Pedro Paranhos, em Portão. 

Com essas duas entregas, agora são 18 escolas que contam com as salas de recursos multifuncionais. O espaço é utilizado para atenção especializada aos estudantes, sejam eles crianças, jovens ou adultos. O ambiente de educação básica deve ser preparado para atender a todos, independentemente de suas especificidades. 



Representando a prefeita Moema Gramacho, a coordenadora executiva do gabinete, Inglid Leila, enalteceu o trabalho em conjunto executado pelas partes envolvidas. “Parabéns pelo trabalho de amor que a gestão tem feito. Dispomos de mais de 20 salas de recursos multifuncionais. Construímos diariamente políticas públicas e de inclusão. Pensamos que os direitos são iguais nas medidas das diferenças, do acolhimento e do cuidado especial. Aos envolvidos, parabéns por esse fruto maravilhoso. Além disso, vamos trabalhar por mais políticas funcionais, além da escola, saúde, que é um papel funcional na sociedade”, pontuou Leila.

A secretária da SEMED, Vânia Galvão, elogiou o projeto de inclusão construído pela gestão. “É um compromisso da gestão desenvolver projetos de políticas públicas. A política da gestão que nós defendemos, é o projeto maior e de bem estar social, que pensa nas pessoas, que cuida de gente. Temos que transformar escolas em escolas inclusivas. Ao todo, até julho, serão 22 escolas. É um compromisso que temos da educação e vamos continuar, porque é fundamental e necessária”, revelou a gestora. 

Para Miliane Tahira, Diretora do Departamento PcD da SEMED, o momento é especial. “É uma alegria imensa inaugurar mais duas SRMs, porque a Prefeitura está possibilitando um olhar mais inclusivo, que é o sonho de muitas famílias e crianças que às vezes recebem o ‘não’. As pessoas têm uma visão da inclusão um tanto distorcida, de que a diferença incomoda, mas não, a diferença só agrega”, frisou Tahira.



Naiara Nunes, mãe da pequena Yasmin, do G5, resumiu a inauguração da SRM na São Judas Tadeus: gratidão. “Estamos vendo ao vivo que a inclusão acontece na prática. Sempre ouvimos muitas coisas, mas eu estou aqui vendo que de fato aconteceu. Eu como mãe, meu coração é só gratidão. O mais importante é saber que minha filha vai ser bem cuidada, bem acolhida, que é o básico e ver que o básico está acontecendo é muito gratificante”, avaliou a residente de Itinga. 

Já Kenia Karina, moradora de Portão e mãe de Kailan Mauro, de 16 anos, elogiou a estrutura da sala na Pedro Paranhos e comentou: “Para nós como mãe é muito importante saber e ver que temos aqui pessoas especializadas a cuidar, que vai ajudar a inserir meu filho na sociedade. Saber que ele vai ser tratado como uma pessoa normal. Esse trabalho aqui, antes de mais nada, é preciso ter amor, carinho e paciência também. Preciso agradecer à gestão e que o trabalho continue evoluindo. É uma mão muito grande que está sendo estendida”.