Prefeitura de Lauro de Freitas promove Dia D de vacinação contra a Pólio neste sábado (8); confira locais

Por: Yandra Barros
Sexta, 07 de Junho de 2024 às 12:12

Prefeitura de Lauro de Freitas promove Dia D de vacinao contra a Plio neste sbado (8); confira locais

Foto: Wandaick Costa


A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), promove neste sábado (8), o 'Dia D' da vacinação contra a Poliomielite, destinada a crianças menores de 5 anos.

Das 8h às 12h, as salas de vacinas das USFs Chafariz (Centro), Tarumã e Parque São Paulo (Itinga), Vida Nova (Caji/Vida Nova) e Irmã Dulce (Portão), estarão de portas abertas para receber a população. Já no Posto Avançado de Vacinação, localizado no Parque Shopping Bahia, a imunização começa às 10h e segue até às 20h.

Rita Menezes, Superintendente da Vigilância à Saúde, reforçou o intuito principal da campanha. “O objetivo é garantir a atualização das cadernetas de vacinação, e garantir que a faixa etária esteja devidamente protegida, para que a doença, que já está em processo de erradicação, permaneça no índice que está. Então, essa é uma atualização para quem já tomou a primeira e segunda dose e uma atualização com a dose atual. O objetivo sempre é a prevenção, pois a Vigilância em Saúde é um órgão que faz a prevenção para evitar que a doença possa aparecer novamente”, frisou.

As crianças com menos de 1 ano deverão receber a vacina conforme o esquema primário, que inclui três doses da vacina inativada poliomielite (VIP). As demais crianças, de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias, serão vacinadas com a forma oral (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com a VIP.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontece até o dia 14 de junho. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, o país foi classificado em 2023 como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).