Prefeitura distribui leite e dignidade às famílias carentes

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Terça, 11 de Fevereiro de 2025 às 17:05

Prefeitura distribui leite e dignidade às famílias carentes

Foto: Tiago Pacheco


Em um cenário onde os preços nos supermercados assustam as famílias carentes, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), segue beneficiando famílias em vulnerabilidade com a segunda etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que distribui leite, gratuitamente. A ação teve continuidade nesta terça-feira (11/2). O PAA está beneficiando cerca de 750 famílias, com 3 mil litros de leite, semanalmente.

O PAA, um programa de Segurança Alimentar e Nutricional, do governo federal, não só garante alimento para quem mais precisa, mas também fortalece a economia, comprando o leite, que será distribuído, de pequenos agricultores familiares. Entre as entidades beneficiadas estão a Associação Religiosa, Cultural e Beneficente Ilê Asé Opô Oyá Sojú (Arcos), em Areia Branca; a Associação Vinde a Mim – Projeto Vida, em Itinga; e a Legião da Boa Vontade (LBV), em Quintas do Picuaia, além de outras organizações como: Projeto Crescer, em Ipitanga; Cáritas Santo Antônio de Portão; e Aldeias Infantis SOS Brasil, no Centro.

A secretária da pasta Diana de Souza, presente na entrega, não escondeu a emoção ao falar sobre o impacto do programa. “É uma satisfação enorme estar aqui fazendo essa entrega, em nome da nossa gestão. Para ter acesso, é preciso estar em dia com o cadastro do Número de Identificação Social (NIS)”, disse.

Para Marilene Conceição, moradora do bairro Portão, a iniciativa foi uma surpresa positiva. “Eu sou cadastrada em um grupo da minha igreja e fui informada dessa boa ação da prefeitura. Foi uma surpresa, garantir o leite hoje em dia não está fácil, está caro. E veio em boa hora”, disse ela, na Paróquia Santo Antônio de Portão, enquanto segurava o leite que ajudará a alimentar suas filhas, Mariana e Marina.

Já Renilda Virgínia, moradora de Ipitanga há 40 anos, não economizou elogios. “Eu amei esse projeto. Precisamos ajudar as pessoas do nosso município. Eu só tenho a agradecer a toda essa equipe que está aqui com a gente. Eu tenho muito a agradecer também ao projeto Crescer que me ajudou a cuidar dos meus filhos”, contou, emocionada, a mãe de oito filhos.

Quitéria Ferreira, de 61 anos, doceira de mão cheia, que teve acesso ao alimento no Projeto Crescer, em Ipitanga, vai aproveitar o leite recebido para fazer um doce que, segundo ela, “ficará uma delícia”. A alegria de Quitéria é compartilhada por muitas outras famílias que, como ela, veem no programa não apenas um alimento, mas um gesto de solidariedade e respeito.

O programa, que está em vigência até 31 de março de 2025, prevê a distribuição de 23.400 litros de leite até o fim do período. Enquanto isso, cada leite entregue às famílias representa um símbolo de que, mesmo em tempos difíceis, a comunidade de Lauro de Freitas pode contar com uma gestão que se importa e age para transformar vidas.