Prefeitura entrega Praça Recanto dos Pássaros e assina Ordem de Serviço para construção do Parque Ecológico de Ipitanga

Por: Yandra Barros

Foto: Lucas Lins

Na manhã desta quarta-feira (02), a Prefeitura de Lauro de Freitas entregou um novo equipamento de lazer para os moradores do bairro de Miragem: a Praça Recanto dos Pássaros. O espaço será um ponto de encontro e convivência para a comunidade, proporcionando momentos de lazer e bem-estar.

Durante a entrega, a prefeita Moema Gramacho destacou a importância de áreas públicas arborizadas como essa para a qualidade de vida da população. “Nós sabemos que essa comunidade sempre busca preservar a natureza e essa praça é símbolo disso. Aqui se você for fazer um balanço tem mais verde do que cimento e isso é legal para as crianças já crescerem sabendo a importância do meio ambiente. Uma praça para todos, que reúne tudo para educação ambiental”.

Além da Gestora, estiveram presentes no ato os secretário Ailton Florêncio (SECAD), Carlucho (SEINFRA), Olinto Borri (SETTOP), Carina Santana (SEMDESC) e Fabrício Pereira (SEDUR), que falou da transformação do espaço. “Esse local não era utilizado como praça. Com a obra, além desse belíssimo ambiente, foi feito também um trabalho em relação a drenagem do Miragem para evitar alagamentos e preservar os índices de permeabilidade. Esse é um modelo que será seguido para as próximas praças do município, a exemplo das alamedas de Vilas”.

A Praça Recanto dos Pássaros, construída por meio de uma contrapartida social com a Prefeitura, foi pensada para atender diferentes públicos, com uma infraestrutura moderna e acolhedora. O parque infantil é um dos destaques, contando com balanços, gangorras e escorregadores. Além disso, o espaço recebeu iluminação em LED e um projeto de paisagismo que realça a beleza natural do local. Quem busca um espaço para relaxar pode aproveitar os pergolados, que oferecem áreas sombreadas e confortáveis para descanso. Já os adeptos de atividades físicas têm à disposição aparelhos de ginástica ao ar livre, como prancha abdominal, barras paralelas e barras de apoio.

Para Camila Andrade, empreendedora e moradora do bairro, o novo espaço já conquistou os corações dos vizinhos. "É uma alegria ver uma praça tão bonita e bem cuidada perto de casa. Agora as crianças têm onde brincar e os adultos podem aproveitar para fazer exercícios e descansar", comentou.

Novo Parque Ecológico de Ipitanga

Ainda durante a manhã desta quarta-feira, a Prefeita Moema Gramacho assinou a ordem de serviço para a construção do Parque Ecológico de Ipitanga, que será localizado às margens do Rio Sapato, em uma Área de Preservação Permanente (APP), entre a Avenida 31 de Julho e a Rua Elza Paranhos.

A prefeita ressaltou a importância ambiental do novo parque, especialmente diante das mudanças climáticas. “Temos a obrigação de preservar o meio ambiente para as futuras gerações, principalmente neste momento em que as mudanças climáticas estão causando tantas tragédias. Este ato tem um papel fundamental nessa questão. Nós já vimos o quanto foi importante a criação do Parque Ecológico de Vilas do Atlântico, que se tornou um espaço de lazer, cultura e defesa ambiental. Portanto, já estava mais do que na hora de termos o Parque Ecológico de Ipitanga.”

Olivia Ataíde, representante da Comissão dos Amigos e Moradores de Ipitanga (AMI), comemorou a assinatura da ordem de serviço, destacando que a obra representa uma conquista para a comunidade. “Se o rio está bem, nosso bairro está bem. Essa obra vem para cuidar do local e nos proporcionar uma melhor qualidade de vida.”

Rui Costa, antigo morador do bairro, expressou sua satisfação com a construção do parque. “Estou aqui há 25 anos e, desde que cheguei, luto por isso: preservar a área verde e salvar o rio dos esgotos. Nada nos dá mais prazer do que ter ar puro e contato com a natureza. Com a chegada deste parque, teremos a preservação do local e um novo espaço de lazer.”

O projeto prevê que a área do novo parque será totalmente cercada, contará com uma ciclofaixa, espaços para caminhadas, piso intertravado na via marginal, além da construção de uma ponte de madeira sobre o rio e de uma academia ao ar livre.