Prefeitura inicia o pagamento do prêmio Um Ponto em Cada Canto nesta terça-feira (25)

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Terça, 25 de Março de 2025 às 17:05

Prefeitura inicia o pagamento do prêmio Um Ponto em Cada Canto nesta terça-feira (25)

Foto: Tiago Pacheco


A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) deu início ao pagamento do prêmio referente ao edital n.º 005/2024 “Um Ponto Em Cada Canto - Prêmio Cultura Viva Lauro de Freitas”, nesta terça-feira (25/3). Previsto para acontecer até o dia 28 de março, o benefício já está disponível para os favorecidos com dados bancários consistentes.

O edital estava parado desde o ano passado e foi retomado, reconhecendo o trabalho de 20 contemplados pela sua trajetória. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), a iniciativa prevê o desenvolvimento da rede municipal de pontos de cultura.

Este é o segundo edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) pago pela administração em 2025. O edital Um Ponto Em Cada Canto injetará R$ 403.173,72 (quatrocentos e três mil, cento e setenta e três reais e setenta e dois centavos), em Lauro de Freitas, movimentando a economia e a cultura local, além de criar uma rede municipal de cultura, conectando iniciativas que valorizam a diversidade e promovem o desenvolvimento social e artístico da cidade.

O primeiro pagamento realizado pela administração pública, no início de março, foi referente ao edital n.º 004/2024 “Meu Espaço Promovendo Cultura”, que é a concessão de subsídios para manutenção, reforma, ampliação ou modernização de espaços artísticos e culturais, associações, instituições e organizações culturais comunitárias. Ao todo foram 10 contemplados e um investimento de R$ 14.754,46 (quatorze mil, setecentos e cinquenta e quatro reais e quarenta e seis centavos), para cada.

No município, o edital foi realizado com recursos do governo federal repassados pelo Ministério da Cultura. O objetivo é premiar projetos, iniciativas, atividades ou ações como Pontos de Cultura nos termos da Política Nacional de Cultura Viva. Trata-se, portanto, de reconhecimento pela contribuição já realizada por associações, instituições, coletivos, que já são pontos de cultura, além de entidades e coletivos informais, que ainda não são certificadas, mas que têm características e serão certificadas em breve.

Os beneficiários com qualquer inconsistência nos dados devem procurar a Secretaria da Fazenda do município para atualizar os dados bancários para garantir a transferência. Bancos digitais não serão aceitos. A gestão municipal de Lauro de Freitas tem um compromisso sólido com a cultura local, resgatando esse projeto e investindo em ações que fortalecem os espaços culturais e incentivam a criatividade da população.