Prefeitura lança programa Lauro Fila Zero e dá ordem de serviço para melhorias na saúde

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Segunda, 07 de Abril de 2025 às 14:02

Prefeitura lança programa Lauro Fila Zero e dá ordem de serviço para melhorias na saúde

Foto: Jean Victor


A prefeita Débora Régis lançou o programa Lauro Fila Zero, iniciativa que marca um novo momento para a saúde pública do município, com foco na redução da fila de espera por consultas, exames e procedimentos médicos. Além da apresentação do programa, a gestora do Executivo assinou uma importante ordem de serviço para a implantação do novo endereço do Pronto Atendimento (PA) Nelson Barros.

O evento aconteceu durante uma Coletiva de Imprensa, no Mais Hotel, em Buraquinho, nesta segunda-feira (7/4), e contou com a presença do deputado estadual Pedro Tavares, vereadores, secretários municipais, profissionais da saúde, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde e de veículos de comunicação da cidade.

Conforme a apresentação, atualmente, cerca de 67 mil procedimentos aguardam na fila de espera da regulação, com maior demanda por ultrassonografias, consultas em cardiologia, exames de Doppler, e atendimentos em oftalmologia, ginecologia, neurologia e neuropediatria.

Durante o evento, a prefeita Débora destacou a importância do programa e os avanços alcançados nos primeiros 100 dias de governo. “O Lauro Fila Zero é uma das ações que refletem nosso compromisso nesses primeiros 100 dias de gestão. Estamos trabalhando com responsabilidade e agilidade para garantir o cuidado que a população merece e fortalecer uma saúde mais acessível e eficiente para todos”, afirmou.

A primeira etapa do programa será implantada no bairro de Itinga, que concentra o maior número de demandas reprimidas. O atendimento será organizado a partir de pré-cadastro nas Unidades de Saúde da Família (USFs), seguido por agendamento e confirmação da demanda. Em seguida, o programa será expandido para outras localidades, incluindo Caji/Vida Nova, Centro, Areia Branca, Portão, Vilas do Atlântico e Ipitanga.

A secretária interina de Saúde, Elba Brito, também ressaltou a importância do trabalho integrado para o sucesso do programa. “Nosso compromisso é com o cuidado e a dignidade das pessoas. O Lauro Fila Zero representa mais que um programa, é um esforço coletivo para garantir acesso, eficiência e respeito à população, alinhado ao compromisso da nossa prefeita com uma saúde mais humanizada e acessível para todos”, afirmou a secretária.

Na oportunidade, atenta às melhorias que a saúde do município precisa,  a prefeita assinou ordem de serviço que prevê o novo endereço do PA Nelson Barros, que será localizado no centro da cidade, próximo ao Restaurante Popular, o novo espaço garantirá mais comodidade e fácil acesso à população, especialmente para quem depende do transporte público. A mudança representa um grande avanço na estrutura da rede municipal de saúde, fortalecendo a oferta de serviços e ampliando o cuidado com os munícipes. “Estamos investindo em uma saúde mais digna e acessível porque temos compromisso com o nosso povo. Cada passo é pensado para cuidar de quem mais precisa. Temos espaços públicos que podem e devem ser utilizados para atender a população, e é exatamente isso que estamos fazendo. Em aproximadamente 60 dias, esse novo espaço será entregue à comunidade, com a estrutura que nosso povo merece. É assim que cuidamos da cidade, com responsabilidade e planejamento,” afirmou Débora.

No evento, a prefeita Débora destacou a importância da imprensa, lembrando que o evento aconteceu no Dia do Jornalista, 7 de abril, data que simboliza o compromisso da gestão com os profissionais de comunicação, que ajudam a informar a população e também a cobrar respostas do poder público.

Jeferson Valdez, conhecido como Bilika, do portal Alô Barata News, agradeceu a lembrança e destacou a importância das ações lançadas. “Parabenizo a gestão por esse acolhimento, especialmente neste dia tão significativo para nós, jornalistas. Informar com responsabilidade, verdade e qualidade é a nossa missão. Como bem disse a prefeita, informação de qualidade, sim. Fake news, nunca! Hoje, em especial, acompanhamos o lançamento o Lauro Fila Zero e registramos a assinatura da Ordem de Serviço para a mudança do Nelson Barros. Estamos felizes com o avanço da nossa cidade”, disse.

Ao final da apresentação, a prefeita Débora Regis e a secretária Elba Brito, atenderam a imprensa, responderam aos questionamentos e esclareceram dúvidas.