Prefeitura realiza reunião com mães atípicas para fortalecer políticas públicas de acolhimento

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Sexta, 21 de Fevereiro de 2025 às 18:06

Prefeitura realiza reunião com mães atípicas para fortalecer políticas públicas de acolhimento

Foto: Foto Arquivo


Com o objetivo de levantar um diagnóstico sobre a realidade de mães de crianças com deficiência, para criar um canal de escuta ativa e promover o diálogo contínuo, nesta sexta-feira (21/2), a Secretaria de Saúde (Sesa) promoveu uma roda de conversa com os responsáveis deste público específico.

Durante o bate-papo, as mães tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e relatar os desafios cotidianos de cuidar de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras particularidades. Esse espaço de diálogo foi fundamental para compreender melhor as vivências das famílias e encontrar maneiras de oferecer o suporte necessário.

Para a gestora interina da secretaria de Saúde, Elba Brito, o encontro foi essencial. “É fundamental compreender as necessidades dessas famílias para tomar as ações adequadas e garantir o apoio necessário para as crianças e suas mães. Estamos firmando o compromisso de nos reunir sempre que for necessário”, afirmou.

O presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal de Lauro de Freitas, o vereador Bala (Juraci Santos Souza), também participou do encontro e se colocou à disposição para intermediar as demandas dessas mães junto à secretaria, reforçando seu compromisso em buscar soluções concretas para melhorar a qualidade de vida dessas famílias.

A gestão da prefeita Débora Regis está totalmente comprometida em promover o acolhimento das crianças com deficiências e de seus familiares, buscando sempre um diálogo aberto e construtivo. Ficou acordado, entre todos os participantes, que novos encontros serão realizados para alinhar as ações e continuar ouvindo as demandas dessas mães.

Participaram também representantes da Atenção Básica de Saúde, Atenção Especializada, Regulação e Assistência Farmacêutica.