Procon Municipal fiscaliza estabelecimentos comerciais de Lauro de Freitas na 'Operação Dia das Mães'

Por: Neison Cerqueira
Sexta, 10 de Maio de 2024 às 14:02

Procon Municipal fiscaliza estabelecimentos comerciais de Lauro de Freitas na 'Operao Dia das Mes'

Foto: Andressa Oliveira


O Procon Municipal de Lauro de Freitas deu continuidade a fiscalização da ‘Operação Dia das Mães 2024’ em diversos estabelecimentos comerciais do município. A ação em conjunto com a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB – Lauro de Freitas teve início no dia 30 de abril e foi encerrada nesta sexta-feira (10). 

A equipe de fiscalização visitou ao menos 30 estabelecimentos comerciais de venda de produtos de beleza, vestuário e perfumaria, dentre outros, onde foi verificada a maneira correta de fixação dos preços nos produtos, informações obrigatórias que devem constar nas embalagens, bem como formas de pagamento.

Natali Santos, diretora de Fiscalização do Procon, explicou como foram esses 10 dias de operação. “A iniciativa avaliou itens como a presença de um exemplar do Código do Consumidor, precificação e promoções com o intuito de garantir a segurança dos consumidores no momento da compra”, iniciou. 



Segundo Natali, em 2023 foram encontradas uma quantidade significativa de irregularidades como, por exemplo, precificação e produtos fora da validade, o que não aconteceu neste ano. “Este ano as empresas se adequaram e tiveram o cuidado quanto a expor produtos devidamente precificados e com validade. Isso se deve ao trabalho incansável da fiscalização para garantir o bem estar e o cumprimento dos direitos dos consumidores de Lauro de Freitas”, seguiu a diretora.

A data festiva é a segunda que mais vende e de maior movimentação do comércio de Lauro de Freitas. “Sabemos que a data está entre as que mais movimentam o comércio local, por isso é importante que os consumidores estejam atentos a situações que levem os consumidores a desvantagem excessiva e riscos à sua integridade física”, concluiu Natali. 

A presidente da Comissão de Defesa ao Consumidor da OAB – Lauro de Freitas, Daniela Silva, destacou a parceria com o Procon. “Essa parceria é necessária para os consumidores, especialmente neste período do Dia das Mães, que tem um grande movimento de vendas e é um momento especial de aquecimento do comércio. Então, é importante verificar se os lojistas estão atuando da forma correta através da precificação, se os produtos estão dentro da validade. A nossa ação conjunta é nesse sentido”, explicou a presidente. 

Procurando um presente para Dona Maria Rita, Raiane Santos, 19 anos, avaliou a operação do Procon. “Muito importante. Às vezes ficamos perdidas aqui, né? Não sabemos se é mais viável comprar presencialmente ou on-line. Muito importante essa operação do Procon. É uma prevenção e segurança para nós consumidores”.

O Procon orienta que os consumidores observem os produtos que desejam comprar. Além disso, o órgão municipal reforça ainda que, caso o consumidor se sinta lesado, ele pode procurar o órgão e fazer sua denúncia através do telefone (71) 3288-8919 e nos seguintes e-mails: atendimentoprocon@laurodefreitas.ba.gov.br e no denunciaprocon@laurodefreitas.ba.gov.br.