Professores da rede municipal participam de capacitação sobre 'avaliação das aprendizagens' até a próxima quarta-feira (08)

Por: Yandra Barros
Quinta, 02 de Maio de 2024 às 13:01

Professores da rede municipal participam de capacitao sobre 'avaliao das aprendizagens' at a prxima quarta-feira (08)

Foto: Andressa Oliveira


A Secretária Municipal de Educação (SEMED) está realizando desta quinta-feira (02), até a próxima quarta-feira (08), na Escola de Tempo Integral, em Portão, das 8h às 12h, uma capacitação com o foco na ‘avaliação das aprendizagens’, direcionada aos professores dos anos finais da rede municipal de ensino.

Maria das Graças Chaves, coordenadora dos anos finais da SEMED, explica que a idealização da formação surgiu após uma escuta acadêmica com professores. “Uma escuta acadêmica que fizemos no ano passado com os professores reverberou em alguns temas que são importantes para que a gente possa incluir na nossa releitura. A proposta é discutir o sistema de avaliação, o ato de avaliar, pensar nas concepções como a gente pode estar avaliando nossos estudantes de uma forma muito mais humanizada, amorosa, includente, pensando em novos conceitos e instrumentos avaliativos”, disse.

A formação que aborda processos e instrumentos de avaliação está sendo ministrada pela palestrante Lorena Andrade, da editora Moderna, e conta com a participação ativa dos profissionais. Para Socorro Costa, professora de ciências, a capacitação é importante para que o professor tenha um olhar mais crítico na aprendizagem do aluno. “Falar de avaliação é difícil, mas ao mesmo tempo é necessário, é pertinente. Para quebrar esses paradigmas, essa resistência de avaliar de forma técnica, a gente tem que olhar o ser humano completo. Nosso público é um público frágil, dependendo do que aconteceu no entorno da vida desse aluno, ele pode chegar e não conseguir fazer nada na prova, mas se ele for acolhido, se ele for olhado integralmente, toda a bagagem que ele carrega, ele consegue avançar” frisou.

Neste primeiro dia, a formação foi voltada aos professores da área de exatas, já nesta sexta-feira (03), será a vez dos educadores da área de humanas, os docentes que ensinam as disciplinas de linguagens participarão na próxima segunda-feira (07). A capacitação será encerrada no dia 08 com a formação dos coordenadores pedagógicos.